Xirê, a brincadeira lírica de Dú Oliveira!

Foi Vanda Machado quem tocou o segredo. Eu os bem-digo, à leitora do oráculo e ao segredo que verbalizo sem constrangimento: Xirê, a brincadeira lírica é um livro de ronkó.

Por Cidinha da Silva, Blog da Cidinha 

Que o digam as mulheres-pássaro, às quais o homem de Ifá, frágil e contrito, roga que não o olhem, não o alcancem, não o abracem, não o seduzam para a cópula. Que não estejam férteis ao encontra-lo. Que não o encontrem. Este, o melhor dos mundos.

O que há para ser dito (a partir e além do poema) é revelado por aquilo que os de dentro compartilham. Antes da análise insuficiente da forma.

É o dentro do segredo. O que vive no interior da pérola fina que se esconde na ostra que nasceu do lodo, como na canção popular.

A revelação é feita a mulheres e homens iniciados. Gente lavada pelo vermelho vivo de veias e artérias, não só pelo encantamento formal do dendê.

No alforje da prosa poética que intercala os versos, a fonte das especiarias do feiticeiro Guiã. O estojo de costura do bordador da linhagem polifônica das Áfricas de HampâTé Bâ – quem não se lembra de Tidijane – de Lampião, rei do cangaço, e de João Cândido, o almirante negro.

Descompassado. De travessa. Na nesga. À deriva. Dú Oliveira exuzilha sem trégua. Como quem come na festa de Tempo. Em movimento.

O menino de Orunmila nos oferece versos traiçoeiros. Gingadores. Certeiros na cabeçada que derruba a militância, artistas e intelectuais que folclorizam o segredo, que não vão além do urucum do dendê.

Xirê, a brincadeira lírica dá rasteira nos teóricos que analisarão a palavra, mas não entenderão o sopro do verbo.

Daqui do Mundubantu te saúdo, pai-grande! Saravá sua banda!

+ sobre o tema

Queen Latifah curte piscina e passeia no Cristo Redentor com a namorada

No Brasil curtindo dias de puro relax, Queen Latifah...

‘Assumo meu cabelo, a minha brasilidade’, diz Isabel Fillardis

Isabel Fillardis falou sobre a beleza negra durante o...

Pesquisa da UFRB encontra cartas de alforria em cartório de Santo Antônio de Jesus

Estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do...

para lembrar

spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=