Copa precisa trazer benefícios ao povo sul-africano, diz Nelson Mandela

Ex-presidente disse que Mundial de futebol é um “privilégio” para o país

Do R7

O líder sul-africano Nelson Mandela passou 27 anos preso, período em que escreveu cartas sobre sua vida e ideias (REUTERS)

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela disse nesta sexta-feira (4) que é um privilégio para o país sediar a Copa do Mundo de 2010, a primeira no continente, e disse que a África do Sul precisa garantir que o Mundial gere benefícios à população.

Mandela, de 91 anos e primeiro presidente negro da África do Sul, deixou uma mensagem por vídeo, transmitida durante a cerimônia do sorteio dos grupos da primeira fase do Mundial, no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo. Ganhador do Prêmio Novel da Paz, o ex-presidente foi uma das pessoas que mais influenciou para que o país sediasse o torneio.

Devemos nos esforçar para alcançar a excelência como anfitriões da Copa e, ao mesmo tempo, garantir benefícios duradouros ao nosso povo.

A festa do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010 começou às 19h locais (15h de Brasília). A cerimônia para formar os oito grupos do primeiro Mundial de futebol em continente africano conta com a presença de muitas estrelas.

Uma delas é a atriz sul-africana Charlize Theron, que levou o Oscar de Melhor Atriz em 2003 pelo filme “Monster – Desejo Assassino” e apresentará o sorteio com Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa. Estrelas do futebol como o alemão Franz Beckenbauer, o português Eusébio e o inglês David Beckham são algumas das presenças confirmadas no sorteio.

Além deles, estão o ex-jogador francês Michel Platini, hoje presidente da Uefa, e o camaronês Roger Milla, que, aos 38 anos, foi um dos grandes destaques do Mundial de 1990, na Itália. Uma das estrelas do esporte africano será o etíope Haile Gebrselassie, recordista mundial da maratona e bicampeão olímpico dos 10.000 metros. A Copa será realizada de 11 de junho a 11 de julho de 2010.

 

+ sobre o tema

Feriado da Consciência Negra é antecipado para o dia 18 em São Vicente

Decisão foi tomada pelo prefeito Luis Cláudio Bili, devido...

Com pouca vontade nos treinamentos, Robinho irrita técnico do Milan, diz jornal italiano

Massimiliano Allegri não está nada contente com a falta...

Mês da Consciência Negra agita Embu das Artes

Em Embu das Artes, o Mês da Consciência...

para lembrar

Asa: Aplicativo inova ao ensinar Iorubá para crianças

O Asa foi criado para ensinar Iorubá de uma...

Apareceu o novo rei do reggae e ele tem apenas dois anos

Não chore mais. Apareceu o novo rei do reggae...

Vídeo sobre remoções da Copa no Brasil é exibido na ONU

Comitês Populares da Copa denunciam violações ao Conselho de...

Abdias Nascimento candidato ao Livro de Aço dos Heróis Nacionais

O Livro de Aço dos Heróis Nacionais, do Panteão...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=