A cada 68 segundos, uma mulher morre de câncer de mama

Uma campanha para alertar as mulheres quanto à necessidade de se fazer anualmente o exame de mamografia e sobre a importância do diagnóstico precoce contra o câncer de mama será lançada nesta quarta-feira, no Rio, com apoio das sociedades brasileiras de Mastologia e de Oncologia Clínica e do Instituto Oncoguia.

O câncer de mama é apontado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) como a maior causa de morte entre as mulheres no Brasil, com mais de 11 mil óbitos por ano registrados em 2008. Na maioria dos casos, a doença só costuma ser diagnosticada quando já está em estágio avançado. O Inca estima que em 2010 surgirão 49,4 mil casos de câncer de mama no Brasil.

A situação é ainda mais alarmante em termos mundiais.

– A cada 24 segundos, uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama e, a cada 68 segundos, uma mulher morre [devido à doença] –, informou a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, que é psicóloga especializada em câncer.

Luciana Holtz afirmou que a Campanha Dia Rosa no Rio de Janeiro – Câncer de Mama Vem para Conscientizar e Alertar.

– A campanha está toda focada na importância da mamografia e na necessidade de incentivar que as mulheres com mais de 40 anos façam esse exame. E, junto, a gente está falando da importância da detecção precoce. Hoje, quando a gente descobre o câncer ainda pequenininho, pode falar em cura, em qualidade de vida, em menos sofrimento.

Para a presidente do Instituto Oncoguia, cuja missão é ajudar o paciente com câncer e toda a sociedade a viver melhor, por meio de ações estratégicas de prevenção e promoção à saúde, a mulher deve estar consciente do que tem que fazer para se cuidar.

– Hoje, infelizmente, a gente sabe que ainda existe preconceito e desinformação. A gente ainda escuta da mulher que não faz mamografia porque dói ou porque tem fila, ou porque o médico não pediu.

A Lei 11.664/2008, que entrou em vigor no dia 29 de abril do ano passado, garante a todas as mulheres com mais de 40 anos o exame mamográfico de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

– Ela tem que ir ao posto de saúde, passar pelo ginecologista uma vez por ano e não pode sair da consulta sem o pedido da mamografia –, advertiu a presidente do Instituto Oncoguia.

 

 

Fonte: CorreiodoBrasil

+ sobre o tema

Desigualdade de gênero no trabalho doméstico aumenta com casamento

Mulheres são as principais responsáveis por lavar e passar...

ABUSO SEXUAL: O calo que incomoda a todos nós

No início desta semana, dois homens foram presos em...

Disponibilidade emocional não é obrigação da mulher

Há alguns meses, enfrentei uma depressão ao lidar com...

Mãe de Joanna fica indignada com ataques à filha: “Um país de psicopatas”

A doutora Terezinha Maranhão é geriatra. Está acostumada a...

para lembrar

Afrodescendentes são as maiores vítimas de violência entre as mulheres

Evento em homenagem à Lei Maria da Penha realizado...

Corpo feminino, primeiro território violado: estupro como ferramenta de tortura e genocídio

Começo este texto trazendo fragmentos do artigo da Veronique...

Jovens de São Gonçalo se mobilizam para manter uma agenda cultural na cidade

Eles fazem e acontecem em prol da cultura em...

Número de mulheres na Assembleia de SP passa de 11 para 18; pretos são 5 de 94

Um terço dos deputados é milionário. Em 2014, apenas...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=