Dois em cada três jovens africanos infetados com HIV são mulheres

Dois em cada três jovens com VIH/sida em África são mulheres, revela hoje um estudo da Unicef, que analisa as disparidades de género na saúde, educação, nutrição e proteção em países em desenvolvimento.

Getty Images/T.Weidman

Segundo o estudo “Boys and Girls in the Life Cycle” (Rapazes e Raparigas no Ciclo de Vida), as mulheres jovens na África Subsariana têm duas vezes mais probabilidades de serem infetadas pelo vírus da sida do que os homens na mesma faixa etária, que estão melhor informados sobre a doença, o que aumenta a possibilidade de se protegerem com o preservativo.

Citando estimativas de 2009, o relatório assinala que, dos cinco milhões de jovens com VIH/sida em África, dois em cada três infetados eram mulheres.

O relatório adianta que na África Subsariana as raparigas, que casam ainda menores, afirmam com mais frequência que os maridos têm razão para bater nelas em determinadas circunstâncias.

Nesta região, a probabilidade de as mulheres jovens serem alfabetizadas, verem televisão ou ouvirem rádio, lerem um jornal ou uma revista é menor do que a dos homens com a mesma idade.

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) conclui que as diferenças entre mulheres e os homens no acesso à educação, saúde, nutrição e proteção aumentam à medida que as crianças se aproximam da adolescência, com prejuízo para as raparigas.

No Sul da Ásia, por exemplo, precisa uma nota da Unicef, que cita o relatório, são mais os rapazes que frequentam o ensino secundário, ao passo que na América Latina e nas Caraíbas são as raparigas.

Fonte: RTP

+ sobre o tema

Marcha das Vadias, em SP, destaca que sexo sem consentimento é estupro

Organizadoras pedem educação dos homens para evitar abusos e...

A consciência é negra: do gênero feminino

Mas não é amada (por quê?) Por Vanda Albuquerque e...

Como ajudar uma amiga que está em um relacionamento abusivo?

Fui registrar ocorrência contra ele. À agente, expliquei, constrangida:...

para lembrar

Número de mulheres que adotam sobrenome do marido caiu 24% desde 2002

Por Manoela Alcântara, do Metrópoles O número de mulheres que...

A violência doméstica está perto de você e independe de renda ou escolaridade

Fabiane Boldrini, confeiteira, casada por 16 anos. Luiza Brunet, atriz,...

Jovem inglesa toma soco no rosto após ser assediada em festa em Londres

Uma jovem inglesa tomou um soco no rosto durante as festividades...

Homenageada da Flica, Mãe Stella afirma: ‘Se não registra, o vento leva’

Em entrevista, Ialorixá fala da importância de livros sobre...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=