Niterói recebe encontro cultural sul-americano em novembro

 

 

Dos dias 4 a 26 de novembro, Niterói poderá ser considerada a capital honorária da América do Sul. Isso porque a cidade da Região Metropolitana do Rio receberá visitantes de todo o continente sul-americano para um encontro cultural.

O “Niterói Encontro com América do Sul” trará atrações sobre artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, tradição, entre outros aspectos dos países do continente.

As atividades, todas gratuitas e promovidas pela prefeitura, ocorrerão em espaços públicos e privados. Serão 650 artistas de 11 países, além de um Fórum de Turismo nos dias 7 e 8, com workshops, palestras e rodada de negócios.

No dia 20 de novembro, quando se comemora a Consciência Negra, um grande espetáculo está preparado para o população niteroiense. Um dos ícones da MPB, Milton Nascimento, dividirá o palco com a cantora e ministra da cultura do Peru, Susana Baca (foto), considerada uma representante do povo negro no país. Ela, que também é embaixadora da UNICEF, tem no currículo premiações como o Grammy Latino de 2002, na categoria de melhor álbum de Folk e, recentemente, foi citada pelo jornal The New York Times como tendo “uma voz suave e distinta” e com a capacidade de criar sua própria tradição.

O Encontro internacional já é uma tradição de Niterói, afinal esta é a sexta vez que a cidade recebe um evento nesses moldes. Já foram realizados os Encontros com Cuba (1992), Portugal (1998), Japão (1998), Itália (1999) e Espanha (2006).

Serviço:

– 04 de novembro – Teatro Municipal – Orquestra Sinfônica da UFF toca repertório de Astor Piazolla(Argentina) e Tom Jobim com Paula Morelenbaun (cantora) + Marcos Nimrichter (piano)

– 06 de novembro – Teatro Municipal – Karla Kanora (Equador)

– 20 de novembro – Praia de Icaraí – Dia da Consciência Negra – show da cantora e Ministra da Cultura do Peru, Susana Baca + Milton Nascimento.

– 22 de novembro – Praia de Icaraí – Aniversário de Niterói – Paulinho Moska + Lisandro Aristimuño (Argentina) + Kevin Johansen (Argentina).

– 26 de novembro – Praia de Icaraí – Encerramento – Bajafondo (Argentina)

 

 

 

 

 

Fonte: Sidney Rezende

+ sobre o tema

Léopold Sédar Senghor

Senghor era de família aristocrática. O pai, serere, era...

Rebeca vai bem nas eliminatórias e deve brigar por 2 ouros no Mundial

Rebeca Andrade é favoritíssima a faturar ao menos duas...

Eu Não Sou Seu Negro

“(…) O que a gente branca tem que fazer...

Alicia Keys está sem maquiagem, linda e poderosa em QUATRO capas da ELLE Brasil

Alicia Keys está deslumbrante na capa de setembro da...

para lembrar

Kerry Washington: conheça a negra mais bem paga da TV, segundo a Forbes

Grave este nome: Kerry Washington. Aos 36 anos, nascida...

Manuscritos de Machado de Assis são disponibilizados pela ABL

Ao observar o manuscrito original do romance Memorial de aires (1908),...

Africanidades e Relações Raciais por Cidinha da Silva

Três propostas de políticas públicas para o setor do...

História do Reggae – Parte 3 – Reggae Roots

Considerado por muitos como a era de ouro da...
spot_imgspot_img

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...
-+=