A carne mais barata no Carrefour

Nova tortura, agora em Salvador, expõe descontrole sobre empresas de segurança privada

Eis a imagem: um casal negro encostado a uma parede no chão frio em mercado da rede Carrefour em Salvador. Sob o efeito de tapas nos rostos, o casal é interrogado por homens não identificados e que parecem gravar as imagens para o próprio sadismo. A acusação: eles teriam supostamente furtado sacos de leite em pó para o sustento da filha —como se o furto famélico, insignificante, servisse de alguma justificativa para o ato bárbaro.

Estamos diante do crime de tortura —crime inafiançável de “constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental com o fim de obter confissão”—, o que requer ação imediata.

O novo caso ocorre dois anos depois de o Carrefour precificar em R$ 115 milhões o assassinato de João Alberto Silveira Freitas em uma de suas unidades em Porto Alegre, dos quais a viúva recebeu menos de 1%, e estabelecer um comitê estrelado criticado, com razão, por movimentos negros.

Apenas gritar que o caso no Carrefour se trata de tortura (recorrente em supermercados, aliás), de nada servirá porque existe um exército —de poder econômico, jurídico, social e político— protegendo o ato desumano de qualquer sombra de responsabilização; sem desarmá-lo, nada ocorrerá.

Para começo de conversa, deve-se verificar se o Carrefour está cumprindo com o acordo: reportagem da Alma Preta afirma que a empresa continua com contratos milionários com segurança privada. No país, há um exército de 1,1 milhão de agentes privados, metade deles fora do controle da Polícia Federal.

Muitas dessas empresas são associadas a forças de segurança pública, o que requer rever sua regulação, fortalecer o controle e aprovar um marco legal para puni-las por eventuais violações de direitos humanos (a proposta atual, de 2022, está muito aquém do necessário). Sem enfrentar os interesses das empresas desses agentes, a carne mais barata do Carrefour continuará a ser a preta.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Guerra às drogas ou faxina étnica?

Em novo artigo, Joselicio Junior, o Juninho, analisa como...

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco, por Laércio Portela

A violência policial contra a juventude negra de Pernambuco...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=