A culpa é minha

Não pode dormir na mesma cama, pode sufocar. Tem que dormir na mesma cama, senão cresce com síndrome de abandono. Deixa chorar, tem que aprender a dormir sozinho. Não deixa chorar, vai traumatizar. Tem que mamar no peito, senão não vai ter anti-corpos.

Por  Thais Mendes, do Lugar de Mulher

Mas você vai ficar em casa até quando? Tem que voltar a trabalhar. Não pode levar no trabalho, vai atrapalhar o escritório. Não pode dar leite em pó, não vai ter anti-corpos. Mamadeira atrapalha a amamentação. Mas não pode amamentar em público, é falta de pudor.

Não tem vergonha na cara? Ninguém é obrigado a ver mamilos. Leite materno é a melhor coisa do mundo. Chupeta faz mal pros dentes. Chupeta ajuda a respirar pelo nariz. Chupeta vicia. Não deixa ela chorar tanto, dá uma chupeta pra ela. Não pode dar sal, faz mal. Ela não come nada porque não tem tempero. Comida de criança tem que ser simples. Comida de criança tem que ter muita variedade, pra criar paladar. E quando você a volta a trabalhar? Não deixa em creche, vai traumatizar. Não deixa com babá, nunca se sabe o que elas fazem em segredo. Volta meio-período!

Não tem promoção pra quem trabalha meio período. O salário não cobre a creche. Volta integral. Tem que quebrar o teto de vidro, subir na carreira. Coitada da criança, nunca vê a mãe. Deixa com a família. Vó estraga. Melhor deixar na creche. Melhor ficar em casa.

Não pode só ficar em casa com o filho, não vai ter vida. Vai ficar depressiva. Não pode levar pra restaurante/ aula/ palestra/ debate/ café/espaço público, vai incomodar os outros. Controle essa criança. Que caráter essa criança vai ter? Mas não controla muito, coitada, criança tem que ser livre. Criança tem que brincar. Shhh, não pode brincar aqui. Nem aqui. Nem lá.

Quanto barulho, tem que administrar. iPad vicia. iPhone hipnotiza. TV faz mal. Os filhos da minha amiga aprenderam a ler usando um aplicativo. Aprenderam a calcular, tão avançadas. Coitadas das crianças, não tem mais infância. Não sabem brincar. Shhhh. Lugar de criança é em casa. Não pode ficar em cima, vai criar dependência. Não pode deixar largado, que caráter essa criança vai ter? Não vai ter outro? Filho único é problema, dá um irmão pra ele. Tem muita gente no mundo, e o meio ambiente?A culpa é da mãe. A culpa é sua, mãe.

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Professores, técnicos e alunos poderão usar o nome social na Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...
-+=