A etnia luo: o povo de Barack Obama em estilosa celebração

ENFIM, A CASA BRANCA CONTINUA PRETA E LAICA

Por: Fátima Oliveira

 

Madrugada correndo, e eu acuada pelo “pinoquismo” midiático que, por meses, martelou um suposto empate técnico entre Obama e Mitt Romney. Um alívio sonolento a tuitada de Obama com sua foto abraçado a Michelle: “Quatro anos mais. Isso aconteceu por causa de vocês. Obrigado”.

Só dormi após o placar, que, hoje sabemos, dava vitória folgada, no voto popular e em delegados ao colégio eleitoral, com os resultados da Flórida: Obama, 332 delegados; e Mitt Romney, 206. Vitória suada, como disse Eliakim Araújo, em “Ricos contra pobres nos EUA”: “Obama é vidraça e Romney, atiradeira… Obama é o melhor, embora não seja nenhuma maravilha”.

Ao que adendo: um presidente dos Estados Unidos, seja quem for, jamais será uma maravilha, dada a natureza escorpiônica da prática imperialista, mas, para o mundo, é menos doentio quando quem preside os EUA é um democrata. Daí a torcida pró-Obama e contra o fundamentalismo do Tea Party (Partido do Chá).

Para as mulheres do mundo, uma perseguição a menos, pois “Romney se opõe à Roe v. Wade, decisão de 1973 da Suprema Corte que defende o direito da mulher ao aborto”, e é contra os subsídios federais para planejamento familiar. Obama mantém a opinião de que “as escolhas de uma mulher quanto à sua saúde são decisões pessoais, são tomadas da melhor forma com seu médico – sem a interferência de políticos”.

Quando acusado de baixo compromisso com a “questão racial”, tem uma frase pronta: “Não sou o presidente dos Estados Unidos dos Negros, sou o presidente dos Estados Unidos da América”. Tem de governar conforme a lei. Logo, nada de ilusões, além do dito em 2009 por sua filha Malia: “Ser o primeiro presidente negro vem com uma grande responsabilidade”. Para muitos, ele – que tem pai negro, um queniano da etnia luo; mãe branca, descendente de irlandeses da aldeia de Moneygall; e padrasto asiático – aprendeu a ser unificador, constatação implícita em célebre frase num programa de Oprah Winfrey ao falar que jantares de sua família “são sempre uma mini-ONU, com parentes de todas as etnias”.

De Kogelo, povoado nas proximidades do lago Vitória, no oeste do Quênia, Mama Sarah, 90 anos, avó de Obama, deu duas declarações. A primeira, antes das eleições: “Eu rezo por ele, para que Deus o ajude… É uma disputa dura. Se for a vez dele, Deus o deixará triunfar”. No dia seguinte à reeleição, ela, singela e altivamente, disse: “Venceu pela graça de Deus. E, também, porque sabe amar as pessoas, não gosta de divisões. Por isso ganhou”, e arrematou: “Tentou uma segunda vez e ganhou”. Ela expressou com fidelidade a filosofia do povo luo, o povo ancestral de Obama, que habita o Quênia há milhares de anos.

Para Mark Weisbrot, codiretor do Centro para Investigação Econômica e Política, a reeleição de Obama “estava prevista pelas pesquisas eleitorais do Princeton Electin Consortium e do Fivethirtyeight.com. Não foi uma surpresa, a não ser para a maioria dos meios de comunicação e os especialistas que fingiam que havia uma disputa acirrada” e que “a campanha democrata foi vitoriosa porque conseguiu convencer a maioria dos eleitores de que Romney e os republicanos se importam apenas com os ricos”. Leila Cordeiro, em “A vitória de Obama e o racismo explícito” (8.11.2012), declarou que, “depois da reeleição de Obama”, começa “a pensar se, além da rivalidade, não existiu, latente e implícito nas atitudes dos conservadores, o velho e enferrujado preconceito, que, por séculos, tomou conta do país de Tio Sam…”.

Enfim, a Casa Branca continua preta e laica.

 

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Mulheres Negras: Mais que um recorte . É necessário politicas públicas efetivas .

As mulheres negras do país merecem mais do que...

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Marieta Severo fala de papel na novela, racismo e dos ataques que sua família recebe nas redes

Atriz cita retrocessos na sociedade, celebra ressurgimento do feminismo...

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Brasileiros são os mais barrados na Europa

Segundo agência europeia, 6 mil tiveram entrada recusada em...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=