A Geni do Nobel da Paz atende pelo nome de Barack Obama

Fonte: O Tempo –

Por: Fátima Oliveira –

“De tudo que é nego torto/ Do mangue e do cais do porto/ Ela já foi namorada/ O seu corpo é dos errantes/ Dos cegos, dos retirantes/ É de quem não tem mais nada.”

 

São versos de qual música? E os seguintes: “Joga pedra na Geni/ Joga bosta na Geni/ Ela é feita pra apanhar/ Ela é boa de cuspir/ Ela dá pra qualquer um/ Maldita Geni.” Versos de “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, 1978.

Perfeita para Obama! Ouvindo-a, entende-se porque ele virou a Geni do Nobel da Paz. Até parece que o Nobel da Paz emerge de uma eleição ou consenso mundial! Ou é um dado matemático?

É piração demais pra minha beleza e a mais completa tradução da rebimboca da parafuseta! Conforme a Fundação Nobel, “O prêmio Nobel da Paz é quase sempre atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas num processo de resolução de problemas, não necessariamente já alcançaram seus objetivos”.

Tenho a honra de ser uma das 52 brasileiras indicadas ao Nobel da Paz 2005, ao lado de mil mulheres do mundo, num esforço político internacional de divulgar o empenho cotidiano de inúmeras mulheres pela paz. Destacando que indicação é diferente de sugestão, a força política e moral da indicação ao Nobel da Paz em si é um dos reconhecimentos públicos de vidas marcadas pelo respeito à alteridade e a busca do bom e do melhor para o ser humano e a humanidade.

Através de “uma” visão do conceito de paz, que não é universal, o Nobel da Paz é uma premiação de base meritocrática, que inclui subjetividades, expressa a visão do comitê sobre a política hodierna e retrata a conjuntura política da escolha, considerando a história de vida, da pessoa ou da organização, no momento da avaliação, pois em nenhuma categoria o Nobel pode ser póstumo ou prospectivo.

De 1901 a 2009, das cerca de 120 pessoas (com meia dúzia de instituições) que receberam o Nobel da Paz, apenas sete eram negras, contando com Obama: Albert Lutuli (1960), presidente do Congresso Nacional Africano, primeiro negro agraciado com o Nobel da Paz, África do Sul; Martin Luther King (1964), pastor batista, Estados Unidos; Desmond Tutu (1984), bispo anglicano, África do Sul; Nelson Mandela (1993), ícone contra o apartheid e ex-presidente da África do Sul; Kofi Annan (2001), diplomata, eleito secretário-geral da ONU em 1997, Gana; e Wangari Maathai (2004), bióloga e ambientalista, Quênia – única mulher do pequeno grupo de negros laureados.

Obama é negro Nobel da Paz por mérito. É imoral dizer que ele não possui lastro suficiente para ser laureado. Diferentemente do que dizem alguns, não tem de provar ao mundo que o merece, já provou! Todavia, seus detratores e reticentes insistem em querer mudar as regras do jogo para ele! Os “contra” urram que não merecia; os do “fogo amigo”, declaram que foi prematuro, ou reduzem a uma aposta e, quando muito, a um investimento.

E haja útero para tergiversações que dizem uma só coisa: Obama, mais que a Geni do Nobel da Paz, é a Geni do mundo. O Comitê do Nobel da Paz não é um tribunal de santificação. Obama não foi indicado a santo, logo nada a ver com beatificações.

Motivos da gritaria de máscara “realpolitik” justiceira, que encobre um viés ideológico racista? É buscar descobrir quais os pontos em comum entre os negros e as genis (prostitutas) aos olhos da ideologia racista e da moralidade cristã. É por aí. Explica a visão de mundo que sataniza as genis e atribui a negros a sina de Geni.

Matéria original

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

Distribuição de recursos do fundo partidário no PSOL levanta debate sobre racismo na esquerda

Douglas Belchior, liderança do movimento negro de São Paulo...

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

As lutas por Direitos foi eleita ‘personalidade do ano’ pela revista Time

NOVA YORK (AFP) – A figura do "manifestante" foi...

Dizem que `num´pega, mas um dia ainda vão aprender que pega

Domingo passado, folheando revistas velhas, bati o olho numa...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=