A imoralidade das propostas de candidaturas de “biscuit”

Por: FÁTIMA OLIVEIRA

 

 

Com duas candidatas à Presidência da República, Dilma Rousseff e Marina Silva, a tendência é pensar que os partidos progressistas terão a decência de investir mais em candidaturas de mulheres. Não daquele tipo só para cumprir a lei de cotas de 30% para mulheres e, sem pudor, levá-las ao sacrifício e a vexames eleitorais, numa atitude de dupla moral. A demonstração do empenho de eleger mais mulheres é o rótulo de “prioridade de campanha”. O resto é conversa fiada.

 

Eis uma manchete reveladora: “Partidos buscam mulheres para preencher cota de 30% de candidaturas”. O conteúdo fala de caça às mulheres – como se elas estivessem fugindo da raia por analfabetismo político! “Os partidos estão à procura de candidatas para compor as chapas às Assembleias Legislativas e à Câmara dos Deputados. Embora mais da metade da população do país seja do sexo feminino, faltam aspirantes à política. A julgar pela vã batalha retórica empreendida por líderes partidários na tentativa de cooptá-las, neste pleito, assim como em 1998, 2002 e 2006, as chapas mal conseguirão integrar 15% de participação feminina”.

 

Após elencar desculpas rotas e esfarrapadas de figuras como Roberto Freire (PPS), o deputado federal Rodrigo de Castro (secretário nacional do PSDB) e o deputado federal Reginaldo Lopes, presidente do PT mineiro, a matéria chega ao âmago da questão: “Motivos para resistir aos apelos, elas têm”. Dizer que faltam aspirantes femininas à política é um raciocínio machista ilimitado. É muita desfaçatez que só às soleiras das eleições comecem a “caçada”, 13 anos após a Lei de Cotas (lei federal nº 9504/97)! Donde se deduz que os partidos em geral passam ao largo da seriedade no tocante à justiça de gênero.

“Algumas revelam experiências frustrantes e repassam suas histórias em família e entre amigos. A cabeleireira Izabel Lina Alves, 45, guarda triste experiência de sua aventura eleitoral, quando concorreu pelo PTN a uma cadeira na Assembleia Legislativa mineira. ‘Prometeram-me recursos para bancar a campanha e fui dando cheques pré-datados. No fim, estava endividada e só. Por isso, não pretendo voltar à política. A estrutura dos partidos está a serviço da eleição de uns poucos. E, em geral, homens”.

O que disse Izabel é voz corrente, de cabo a rabo, nos sentidos norte-sul: da nascente do rio Ailã, no monte Caburaí (RR) à barra do arroio Chuí (RS); e de oeste-leste: da nascente do rio Moa, na serra da Contamana (AC) à ponta do Seixas (PB); até o extremo leste absoluto (ponta sem nome na ilha do sul do arquipélago de Martim Vaz). E isso não significa nada para os partidos? A matéria entrevistou a chefe do Departamento de Ciência Política da UFMG, Marlise Matos, que desmontou o discurso demagógico da quase totalidade dos partidos brasileiros quando o assunto é viabilizar candidaturas femininas.

Pontuando que, quanto à presença de mulheres em cargos eletivos, a situação do Brasil é vergonhosa – décima posição mundial, com 8,8% de cadeiras na Câmara dos Deputados -, ela declarou que “nesse conjunto de 137 países estudados pela Inter-Parliamentary Union, o Brasil se iguala, por exemplo, aos países árabes, que também têm cerca de 9% de representação feminina” (Bertha Maakaroun e Ricardo Beghini, “Correio Braziliense”).

Resumo da opereta: não faltam mulheres que desejam se candidatar, mas a maioria tem coragem de dizer não às propostas indecentes de candidaturas de “biscuit”.

O recado é: chega de Lei de Cotas só no papel!

 

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Racismo, uma das piores formas de intolerância

Por: Janguiê Diniz – Fundador e Acionista Majoritário do...

para lembrar

Negra Enedina, a engenheira – Por: José Carlos Fernandes

  Em agosto de 1981, o jornal Diário Popular tinha...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Wagner é reeleito na BA e Cid Gomes no CE

Com 86,9% das urnas apuradas, o governador da...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=