A ministra negra da nova República.

A ministra negra da nova República

[ou Quem tem medo de Luiza Bairros?]

matéria original de Marcos Romão

[os grifos são nossos, de MLG,

com licença de colaboradora]

Acho o maior barato, estar no Brasil, no momento em que a imprensa investigativa ressuscita.

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A Folha SP, especialista em servir aos porões do SNI, “descobriu” [por que meios?], que a Drª Luiza Bairros é uma ministra apagada!

Lembrei-me do Rogério Duarte, um delegado do Rio de Janeiro, comparsa do Flávio Cavalcante, que, em 1975, falava na televisão: “toda pessoa que não cheira, não fuma, nem bebe, é um suspeito em potencial, observe seu filho.” Esse delegado, como um torturador contumaz, informava a todas as famílias brasileiras, no horário nobre: “Caso seu filho esteja calado, ele é um suspeito.”

12 anos de governo federal do PT

Cada vez menos ministros negros

A ministra mais negra do governo, tem experiência em ser negra desde o tempo em que era impossível se falar do assunto: tanto para a esquerda, quanto para direita. Preto que não fosse carregador de mala de aparelhos partidários, era coisa rara nos ministérios do Lula e Sarney.

Com a Presidenta Dilma, não existem carregadores de mala para acenderem o fogo dos churrascos na Granja do Torto Figueiredo. Até agora, pelo que observo, isto é um fato!

Como uma Simone de Beauvoir, a ministra negra é intelectual e, com um passado de ativista, desde o tempo em que a antiga direita temia [a negros e negras, por sua consciência racial e competência teórica]. Este é um [fato] que a esquerda pelega não conhecia no Brasil!

Agora, [a Ministra, como representante de negros e negras e respeitada em todo o país, por todas as organizações e militantes do Movimento Negro] encontra a mesma dificuldade em ser aceita que [outras] antecessoras (femininas/feministas) tiveram. Com um agravante! Além de Ministra preta, a Drª Luiza Bairros é intelectual. [Ou seja: uma mulher que os partidos dos “homens” brasileiros não sabe como tratar, como encarar!].

Cada preto “meirinho” carregador de mala de qualquer partido sonha em [estar no lugar] desta mulher preta! [A questão é: com que “bagagem”? Com que competência?]

Com as mudanças ministeriais [anunciadas nas FSP e outros], a Presidenta Dilma Rousseff deve perguntar-se: “encontrarei um pessoa com esse perfil?”

Eu respondo: MANTENHA Luiza Bairros no cargo, Presidenta! AJUDE o Brasil a construir pilares de igualdade COM CONSCIÊNCIA”!

[E, para isso], é necessário que o governo federal demonstre suas [intenções] em ações! Caso contrário, o governo federal vai continuar desprotegendo a negros/as e índios/as e [continuando a promover] salvarguandando as cotas [históricas e racistas que ainda persistem no país] .

 

 

 

Fonte: Lista Racial / Memorial Lélia Gonzalez

+ sobre o tema

Duas médicas explicam porque aceitaram o Mais Médicos

Duas médicas do grupo de 45 profissionais que passará...

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Um fármaco...

Maria da Ilha, um retrato da catarinense Antonieta de Barros em crônicas

Professora e política, ela também fundou jornais e escreveu...

Vamos para onde os brasileiros não vão, diz cubano vaiado por médicos

Um dos médicos cubanos vaiados na noite de...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Negros no sul? Tem, sim senhor

Tema de carnaval do Ilê Aiyê homenageia os afrodescendentes...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Luiza Bairros defende cota para negros em todas pastas

A nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=