A polícia bate, espanca, mata muito mais a minha cor do que a sua – Por: Gabi Porfírio

Do que vocês estão falando? Com que direito lamentam a morte da Claudia? (Sim, Da Claudia. Não, não era minha amiga, conhecida, mas era preta e por isso era minha irmã). A Claudia morreu com a autorização de vocês. A Claudia morreu sob os seus olhares, as suas súplicas por justiça, morreu pelos desejos de vocês, morreu do jeito que vocês gostam: TORTURADA, ESFOLADA, COMO UM ANIMAL.

Ué, não é à policia a quem vocês dão o aval todo santo dia de matar? De espancar? De tratar igual a lixo quem é pretx, pobre, periféricx? Não é reverência à policia que vocês fazem quando ela mata? Não é pra ela que vocês acendem vela quando ela entra no morro e mata meia dúzia “que tinha envolvimento com o tráfico”? Não é dos jargões dela que vocês se utilizam quando se orgulham de “cumprir uma missão”? Não foram vocês que viram Tropa de Elite e acharam que era uma grande homenagem ao BOPE?

Ou vocês são doentes ou são hipócritas. E qualquer que seja o problema, ninguém está de boa fé.

Lembram quando a polícia matou asfixiado o Sandro do Nascimento? Quem, Gabi?Quem é esse cara? Vou refrescar a memória de vocês. Sandro era cria da Nova Holanda, na Maré. Antes de nascer, o Sandro foi abandonado pelo pai. Aos seis viu a mãe sendo assassinada. Mais velho, se viciou em crack. Anos depois sobreviveu à Chacina da Candelária. Outros anos depois, morreu asfixiado pela policia, dentro do camburão, depois de ter sequestrado o ônibus 174 e não ter matado (acredito que nem atirado em) ninguém.

Os policiais que mataram Sandro foram absolvidos sob a alegação de que o mata leão que aplicaram nele não tinha a intenção de matar. Pois é, lembram quando isso aconteceu? Vocês que hoje se indignam com a morte da Claudia bateram palma, acharam bonito quando a policia matou o Sandro, porque afinal de contas “bandido bom e bandido morto”, não é? Ora, acordem, seus hipócritas, foi o aval de vocês – se aliviando com a morte do Sandro – que autorizou a policia a tratar A Claudia como eles trataram. Mesmo depois de a própria policia ter atirado nela! Aliás, a bala que atingiu Claudia também foi autorizada por vocês!

Cade o Amarildo? Que fizeram com o corpo dele? O Amarildo tinha que estar era na consciência parca de vocês porque a policia só fez o que fez porque existe uma população que acha bonito entrar na favela e “passar o ferro na bandidagem”. O governo e a policia conhecem tanto esse raciocínio pequeno que usam exatamente o argumento que vocês vão comprar: o Amarildo “era” bandido também. Facilitava a fuga de traficantes… Não foi isso que disseram? Aliás, foi isso que eles também alegaram para ter atirado na Claudia.

Fico me perguntando, cadê aquele coxinha neonazista, já aludido em outro texto meu, que estampou sua timeline com dois seguranças mortos por bandidos, clamando pela justiça com as próprias mãos? Me perguntei e chequei: não, ele não estampou sua timeline com a foto ou o video da Claudia toda arrebentada, ensangüentada. Vai ver que pretx, pobre, faveladx e periféricx não merecem compadecimento e revolta. Tampouco a morte delx merece ser vingada como dá a entender a decisão do Ministério Público Militar de soltar os policiais envolvidos no caso que demanda medidas extremamente enérgicas.

Eu tô falando com vocês que estão ávidos pela redução da maioridade penal. Eu tô falando com vocês que não veem cor, que não veem classe social. Que querem justiça independentemente de cor ou classe. Vocês precisam entender de uma vez por todas que se vocês se negam a enxergar e negam todo um contexto social que a polícia não nega. Alias, a polícia sabe direitinho a quem abordar, como abordar, e o que fazer quando a abordagem dá errado. A policia sai todos os dias do quartel sabendo exatamente que se nasceu preto e pobre já está “errado”. Incentivando a ação da policia, vocês estão sendo tão cruéis e desumanos quanto ela. Eu tô falando com vocês que são incapazes de se compadecer com a dor de uma família e tentam indecentemente minimizar a ação da PMERJ.

Eu tô falando com todos vocês.

E sabe por que eu estou aqui escrevendo? Por sorte! Por pura sorte! Eu poderia ser a filha da Claudia ou do Amarildo, poderia ser a irmã ou a namorada do Sandro. Eu poderia ser só mais uma voz calada na favela. A Claudia poderia ser a minha mãe… Poderia ser eu a ser confundida com bandido ou a ter que levar minha mãe pro hospital depois de ser alvejada duas vezes pela policia. Estou viva, mas até quando? Porque a pobreza, o analfabetismo, a violência e o estupro têm a minha cor. Porque a policia bate, espanca, mata muito mais a minha cor do que a sua. Sorte, porque na esmagadora maioria das vezes, o determinismo social sorri é pra minha cor.

Enquanto vocês continuarem a dar aval pra polícia matar bandido, bater em menor de idade, humilhar morador da favela, invadir comunidade, essa mesma policia vai continuar a matar na Candelária, na Nova Holanda, na Congonha, na Rocinha, no Flamengo, na Lapa, em São Paulo, em Brasília, Claudias, Amarildos, Sandros, Gabrielas, Pedros, Marcelos, Jades, Lourdes, Marias, Leandros.

Veja também:

100 vezes Cláudia, por Olga

 

Gabi-Porfírio avatar 1389408580-90x90

Acho que gosto de me definir com minhas paixões: minha vó, meu irmão, o Flamengo, a Portela, o Samba e minha profissão (que se intercalam e roubam minha atenção quando estou apaixonada por outras coisas). Há pouco me descobri como negra: foi a descoberta do meu Brasil.

Fonte: Blogueiras Feministas

+ sobre o tema

O assassinato do menino Juan, pobreza e negritude: certificados de mortes prematuras

Sérgio Martins O descaso do Estado e dos governantes com...

Espetáculo pensa a história gaúcha a partir das mulheres negras

Estreia no dia 22 de maio o espetáculo Negressencia:...

Irmão de Negra Li gritou por socorro antes de ser morto, diz polícia

Testemunha ouviu pedido, mas encontrou a vítima morta, em...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=