A todas as mulheres

Neste domingo (8) comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Obtivemos avanços incríveis, isto é inquestionável. Avançamos em muitos aspectos, mas ainda há muito a conquistar.

Por Mônica Francisco  Do Jornal do Brasil

Em um mundo onde o patriarcado ainda mostra a sua força, tendo em alguns lugares a religião como mais uma de suas armas, temos visto que muito ainda há por fazer e conquistar. Haja visto o episódio da jovem molestada no ônibus a caminho da escola, que não teve a solidariedade de ninguém no interior do veículo e pediu ajuda ao pai pelo celular.

Outros episódios que nos marcou esses dias, foram o do ator que confessou um estupro e foi aplaudido, e um médico, que denunciou uma mulher que estava em situação extremamente delicada após um aborto e necessitando de cuidados. Isso mostra o quanto ainda estamos vulneráveis  em uma sociedade que aplaude um estupro e não se comove com um corpo feminino arrastado por uma viatura da polícia em suplício público.

Por essas e outras é que penso que este dia é para voltarmos todo nosso pensamento e a força do nosso amor para as mulheres que têm visto seus filhos, maridos, amigas, irmãs, vizinhas e elas próprias, violadas ou mortas pelo terror. Boko Haram, Estado Islâmico, Talibãs e tantos outros algozes.

As mulheres aqui da América Latina, nossas irmãs das Américas e Caribe, África, Europa e Índia.Neste domingo vamos comemorar sim, mas também vamos gritar contra toda forma de opressão às mulheres.

Como mulher negra e oriunda de favela, não posso deixar de compartilhar com vocês as dores e as delícias de viver sob estigmas. Driblar a falta da água por longos períodos, dar conta das perdas, das dificuldades de se criar filhos á sombra das violências.

Todo meu carinho e minha homenagem a todas as mulheres, mas em especial às mulheres que sobrevivem nas favelas do Rio de Janeiro e do Brasil. Às mães e mulheres do Cabula, às mães dos 43 estudantes sequestrados em Iguala, no México, às mulheres e meninas da Nigéria, a todas aquelas que sabem e sentem o que é ser mulher.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

A campanha #meuamigosecreto viralizou e a casa do machismo virtual caiu

A hashtag #meuamigosecreto constituiu-se como movimento internáutico divertido e criativo. Primou...

Comentário sexista faz Kátia Abreu jogar vinho na cara de Serra

Senador tucano entrou na conversa sem ser convidado durante...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Mídias independentes, gênero e sexualidade

No sábado passado, dia 22 de agosto de 2015,...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=