domingo, dezembro 4, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileirosAbdias Nascimento é homenagiado em universidade dos Estados Unidos

Abdias Nascimento é homenagiado em universidade dos Estados Unidos

O ativista Abdias Nascimento será homenageado, hoje, na Universidade Brown, em Providence,  Estados Unidos. A universidade vai realizar um Simpósio em tributo ao militante trabalhista . O encontro visa debater a sua vida e obra e colocar Abdias no centro das discussões sobre a importância da luta contra a exclusão racial. Elisa Larkin Nascimento, companheira e autora da biografia de Abdias estará presente no tributo.”

Abdias Nascimento (1914-2011) foi poeta, escritor, teatrólogo, artista plástico, parlamentar e professor universitário. Sobretudo, ele foi ativista dos direitos humanos. Foi indicado em 2009 ao Prêmio Nobel da Paz em função de sua defesa pelos direitos civis e humanos dos afrodescendentes no Brasil e na diáspora africana. Falecido em 2011 aos 97 anos, é referência quando o assunto é igualdade racial. Sua vida e obra iluminam os meandros do racismo e a riqueza da cultura negra no Brasil e no mundo.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench