Abraço à democracia marcará dois anos da tentativa de golpe

Solenidade em Brasília terá participação do presidente Lula

Na próxima quarta-feira (8), a tentativa de golpe contra a democracia no Brasil completa dois anos. A memória dos atos de ataque à soberania do povo, que causaram danos ao patrimônio físico e imaterial dos Três Poderes, será lembrada pela recuperação das obras de arte destruídas e um abraço simbólico à democracia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, uma extensa programação está prevista para marcar a data, em Brasília, com início às 9h30, quando terá início a devolução das obras de arte destruídas nos ataques de grupos bolsonaristas e, agora, restauradas.

Serão restituídas ao patrimônio público 21 peças, incluindo um relógio do século 17, presente da Corte Francesa a Dom João VI, que virou símbolo dos atos antidemocráticos. A peça será entregue na Suíça.

A maior parte das obras de arte foi recuperada por equipes especializadas no próprio Palácio da Alvorada, com exceção do relógio, consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. A peça secular, junto com uma ânfora portuguesa em cerâmica esmaltada, teria exigido maior esforço na recuperação, devido à dificuldade e delicadeza dos reparos.

Tela As Mulatas
A tela As Mulatas, de Di Cavalcanti, retornará à parede do Salão Nobre do Palácio do Planalto, em um ato de descerramento da obra de arte, que marcará uma atividade educativa durante a programação. Estudantes do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas da pintura e também da ânfora portuguesa.

A cerimônia prevê discursos e a descida da rampa do Palácio do Planalto de autoridades dos Três Poderes para um abraço simbólico à democracia, com a participação da população. O Partido dos Trabalhadores disponibilizou um canal de cadastro popular para inscrição de interessados em participar da cerimônia. São esperados, neste ato, representantes de entidades da sociedade civil, segmentos religiosos e sindicatos.

+ sobre o tema

São Paulo terá secretário de segurança denunciado por racismo institucional na ONU

O prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB),...

Decreto da ação policial diferencia a barbárie da civilização

É sobre civilização e barbárie, não sobre autonomia federativa,...

Sangue de inocente não constrange políticos porque matar dá voto no Brasil 

O decreto do governo federal que prevê o uso...

para lembrar

Plínio dá sermão em empresários e diz que Serra paga ”bicho” a professores

Diante de uma plateia incomum para ele, o candidato...

Senado dispensará grávidas e restringirá visitas por conta da gripe suína

Fonte: Uol O Senado Federal tomará medidas para evitar a...

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

O racismo no Brasil é sistêmico, perdura desde a...

Brasil tenta aumentar comércio com países africanos

Fonte: Correio Braziliense- O ministro do Desenvolvimento, Indústria e...

Morre Alceu Collares, ex-governador do RS, aos 97 anos, em Porto Alegre

O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares morreu, aos 97 anos, na madrugada desta terça-feira (24), em Porto Alegre. O que aconteceu Collares faleceu...

Nelson Narciso assume como chair do Comitê Organizador da ROG.e 2026

Nelson Narciso Filho, renomado especialista com mais de 40 anos de experiência no setor de energia, foi nomeado Chair do Comitê Organizador da ROG.e 2026,...

OAB divulga relatório em defesa do uso de câmeras pela PM e com críticas a gestão Tarcísio

A Comissão Especial de Segurança Pública da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) divulgou, nesta quinta-feira (19), um relatório com críticas e recomendações...
-+=