Ação de saúde e show cultural integram programação alusiva ao Dia da Mulher Negra e Caribenha

A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conem), promoverá programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A finalidade é fortalecer o trabalho das organizações de promoção da igualdade racial e de gênero. No período de 8 a 22 de agosto, acontecerá ação de saúde, show cultural de Marabaixo e a 1ª Marcha contra o Racismo, a Discriminação e a Intolerância Religiosa.

POR 

Segundo a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Celisa Melo, este dia é para ampliar parcerias com movimentos sociais, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira. “Teremos uma programação que termina com uma marcha que busca a quebra de correntes da intolerância e da desigualdade”.

Para a coordenadora nacional de Entidades Negras (Conen), Raimundinha Ramos, a marcha é mais uma garantia para que as mulheres possam se resguardar quanto à violência. “Temos que ter igualdade, tanto racial quanto de gênero. Queremos respeito contra a intolerância de religiões, pois somos mulheres. Essa marcha é um grito da mulher negra no país, contra tudo isso”.

A programação é aberta para toda comunidade, bem como aos movimentos sociais do município e região. A presidente do Instituto Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial (Improir), Cirlene Maciel, afirma que sejam garantidos os direitos invioláveis da população negra e das comunidades, e ressalta que o evento inicia no dia 8 de agosto com ação de saúde, e termina com a 1ª Marcha contra o Racismo, a Discriminação e a Intolerância Religiosa, no dia 22 de agosto, com saída da Praça do Barão e chegada à União dos Negros do Amapá, quando o público será recebido com uma grande festa de Marabaixo.

Histórico

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

Alyne Kaiser/Asscom PMM

Fotos:  Chico Terra

+ sobre o tema

Quem é a mulher negra que inventou o sistema de segurança de casas e bancos

Em 1966, Marie Van Brittan Brown tinha uma rotina...

1ª Marsha Trans reúne ativistas e deputadas em Brasília

A primeira edição da Marsha Trans Brasil, ocorre na...

Mulheres fazem novo ato na Avenida Paulista contra a cultura do estupro

Com cartazes e faixas, grupo lembrou violência contra jovem...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

para lembrar

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Concurso Miss Trans oferece reabilitação única para detentos

“Quando um transexual entra em uma prisão destinada à...

Oxford admite mais mulheres que homens pela 1ª vez na história

LONDRES, 26 JAN (ANSA) – Pela primeira vez em...

Ame a própria Deusa: Beyoncé, maternidade negra e afirmação

Texto escrito pela autora Ynanna Djehuty para o These...
spot_imgspot_img

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

O Congresso aprovou um projeto de lei que aumenta para 40 anos a pena máxima para o crime de feminicídio, que estará definido em um...

Saúde lança programa para reduzir mortalidade materna de mulheres pretas em 50% até 2027

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (12) uma nova versão do projeto Rede Cegonha, criado em 2011 e descontinuado em 2022, voltado para o cuidado...

Unifesp aprova cotas para pessoas trans e travestis

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) aprovou cotas para pessoas trans e travestis na graduação e pós-graduação.De acordo com a resolução votada pelo conselho da instituição...
-+=