África do Sul enfrenta nova ameaça xenófoba

Várias organizações da sociedade civil receiam cada vez mais que a África do Sul possa fazer face a uma nova onda de violências xenófobas, enquanto as tensões entre os cidadãos deste país e os estrangeiros são crescentes.

Uma série de agressões isoladas contra refugiados e requerentes de asilo africanos nas províncias do Cabo Ocidental e do Free State, semana passada, levaram as organizações de defesa dos direitos cívicos a advertir que as violências que se alargaram a todo o país em 2008, fazendo 62 mortos e centenas de feridos, poderão repetir-se.

Na Cidade do Cabo, onde o Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder, sugeriu que os requerentes de asilo e os migrantes devem ser impedidos de gerir lojas e alugar casas aos residentes locais para fins comerciais, vários estrangeiros foram agredidos.

Em Beacon Valley, no subúrbio da Cidade do Cabo, vários armazéns pertencentes a estrangeiros foram atacados com coqueteis Molotov e em Free State cerca de 600 estrangeiros foram deslocados por ataques xenófobos na cidade de Botshabelo, segundo a Cruz Vermelha Sul-africana.

«Tudo começou quando os vendedores de rua foram expulsos da cidade de Botshabelo», indicou a Cruz Vermelha num comunicado.

A Cruz Vermelha anunciou que está a ajudar actualmente 584 estrangeiros deslocados na Câmara Municipal, ao lhes fornecer alimentos, cobertores e outros artigos.

Por outro lado, os africanos ricos do continente compram propriedades na África do Sul, enquanto o Governo está a reflectir sobre uma proposta que autoriza os estrangeiros a obterem apenas contratos de arrendamento.

Segundo o barómetro da propriedade do «First National Bank » para o segundo trimestre, os compradores estrangeiros africanos passaram de 8,5 porcento do total dos compradores em 2010 para 20 porcento este ano.

 

 

 

Fonte: Verdade

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...

Hollande leva a Merkel plano de novo pacto para tirar UE da crise

  O novo presidente francês, François Hollande, tomou...

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=