África do Sul enfrenta nova ameaça xenófoba

Várias organizações da sociedade civil receiam cada vez mais que a África do Sul possa fazer face a uma nova onda de violências xenófobas, enquanto as tensões entre os cidadãos deste país e os estrangeiros são crescentes.

Uma série de agressões isoladas contra refugiados e requerentes de asilo africanos nas províncias do Cabo Ocidental e do Free State, semana passada, levaram as organizações de defesa dos direitos cívicos a advertir que as violências que se alargaram a todo o país em 2008, fazendo 62 mortos e centenas de feridos, poderão repetir-se.

Na Cidade do Cabo, onde o Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder, sugeriu que os requerentes de asilo e os migrantes devem ser impedidos de gerir lojas e alugar casas aos residentes locais para fins comerciais, vários estrangeiros foram agredidos.

Em Beacon Valley, no subúrbio da Cidade do Cabo, vários armazéns pertencentes a estrangeiros foram atacados com coqueteis Molotov e em Free State cerca de 600 estrangeiros foram deslocados por ataques xenófobos na cidade de Botshabelo, segundo a Cruz Vermelha Sul-africana.

«Tudo começou quando os vendedores de rua foram expulsos da cidade de Botshabelo», indicou a Cruz Vermelha num comunicado.

A Cruz Vermelha anunciou que está a ajudar actualmente 584 estrangeiros deslocados na Câmara Municipal, ao lhes fornecer alimentos, cobertores e outros artigos.

Por outro lado, os africanos ricos do continente compram propriedades na África do Sul, enquanto o Governo está a reflectir sobre uma proposta que autoriza os estrangeiros a obterem apenas contratos de arrendamento.

Segundo o barómetro da propriedade do «First National Bank » para o segundo trimestre, os compradores estrangeiros africanos passaram de 8,5 porcento do total dos compradores em 2010 para 20 porcento este ano.

 

 

 

Fonte: Verdade

+ sobre o tema

Morre o Rei Pelé aos 82 anos

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o...

Filme – I Wanna Dance With Somebody: A História de Whitney Houston (2022)

I Wanna Dance with Somebody: A História de Whitney Houston é...

Abertura da Semana da África 2014 discute novos olhares sobre países africanos

Ministro conselheiro da Embaixada de Moçambique no Brasil, Geraldo...

para lembrar

Narrativa Baré: Nós não éramos índios

  A narrativa abaixo foi coletada e editada...

Livro conta a história de 15 locais marcantes para a cultura afro na cidade do Rio

Organizado pelo antropólogo e fotógrafo Milton Guran, o livro...

Japão também quer a riqueza africana

Yokohama, Japão, 17/6/2013 – O Japão, terceira economia...

Quatro sul-africanos brancos são indiciados por plano de ataque ao Congresso Nacional Africano

Quatro sul-africanos brancos foram indiciados pelo crime de traição,...
spot_imgspot_img

Olodum realiza primeira bênção do ano em Salvador

No próximo dia 7 de janeiro, a Praça das Artes, no Pelourinho, será palco da primeira bênção do ano promovida pelo Olodum. Com participação...

Baile Charme de Madureira: notícia no NY Times, evento criado há 35 anos é patrimônio do Rio, centro da cultura negra e já inspirou...

Destaque no jornal The New York Times, o Baile Charme do Viaduto de Madureira reúne 5 mil pessoas a cada edição semanal e terá neste sábado (3) a...

Já conhece o Glossário do Pensamento Contracolonial Brasileiro?

É difícil escrever em primeira pessoa quando estou falando do Nonada Jornalismo, porque sempre é um trabalho coletivo, inclusive, “coletividade” é um dos nossos valores....
-+=