Fonte: Estado São Paulo
Por apresentar queda por dois trimestres consecutivos, a economia da África do Sul entrou tecnicamente em recessão pela primeira vez desde 1992, segundo anúncio do governo feito nesta terça-feira.
A queda está sendo atribuída a prejuízos nos setores de manufaturados e de mineração
O país, que tem a maior economia do continente africano, sofreu uma retração de 6,4% entre janeiro e março deste ano, em comparação com o mesmo período em 2008 – a maior queda desde 1984. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, a queda foi de 1,8%.
Para economistas, o anúncio aumenta a preocupação sobre o crescimento da África do Sul em 2009.
O Banco Central do país deve anunciar na quinta-feira sua decisão sobre a taxa de juros – a expectativa é de que ela seja rebaixada em um ponto percentual sobre os atuais 8,5%.
Um dos poucos setores a ter mantido sua produtividade na África do Sul foi o da construção civil, impulsionado pela Copa do Mundo a ser realizada no país em 2010.
Rússia
Ainda nesta terça-feira, o Ministério da Economia da Rússia anunciou que a economia do país se retraiu fortemente em abril – uma queda de 10,5% em relação a abril de 2008.
Fontes ligadas ao governo russo teriam ainda afirmado que o país teria um déficit orçamentário de 9% do PIB em 2009, em vez dos 7,4% previstos.
A economia russa vinha crescendo graças a alta nos preços do petróleo no ano passado. Mas desde então, o valor despencou.
A queda acentuada em abril foi anunciada um dia depois de o órgão federal de estatísticas russo ter divulgado dados que mostram que a produção do país caiu 9,5% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período em 2008. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Matéria original: África do Sul entra em recessão técnica