União Africana atribui crise a instituições financeiras

Fonte: Lusa Agência de Portugal

Luanda, 25 mai (Lusa) – O presidente da Comissão Executiva da União Africana, Jean Ping, criticou as instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial (Bird), acusando-as de serem as responsáveis pela crise mundial, ao defenderem “erradamente” que o mercado resolve tudo.

Durante um evento organizado pelo governo angolano para comemorar o dia da África, Ping se referiu especificamente ao papel das instituições financeiras internacionais na atual crise.

“Os países africanos são apontados muitas vezes de forma crítica por causa da má governança, mas agora é preciso ir ter com aqueles que provocaram a crise por causa da má governança da economia e das empresas”, afirmou.

Uma das ideias defendidas no colóquio foi que, apesar dos países africanos em nada terem contribuído para a crise mundial, é o continente que mais está afetado que vai continuar sofrendo mais os efeitos.

Ping lembrou que estas instituições sempre “disseram” aos países africanos para deixarem o mercado funcionar livremente segundo a lógica de que o mercado “tudo resolve”, mas, depois, “quando essa lógica deu maus resultados”, os países que as controlam “começaram a nacionalizar bancos”.

 

Contexto internacional


O líder africano foi taxativo ao defender que “o Consenso de Washington acabou”, referindo-se ao conjunto de regras definidas pelos países mais desenvolvidos na área da macroeconomia para ajudar ao desenvolvimento dos países menos favorecidos.

Neste contexto, lamentou ainda que os países africanos, “essencialmente exportadores de matérias primas”, estejam perdendo “nos dois tabuleiros”, ao verem as suas receitas diminuírem em função da queda dos preços, mas também “por causa dos cortes – como é o caso de Angola na área do petróleo – da Opep” sem que isso tenha tido sucesso no controle dos preços.

Jean Ping citou ainda da situação política do continente, recordando as crises democráticas atuais (Quênia e Zimbábue) ou mesmo de golpes de Estado, onde houve quatro em seis meses, para dizer que a União Africana está muito preocupada com a estabilidade do continente.

Apesar disso, encontrou espaço para falar de otimismo, lembrando que, na década de 1980, havia mais de dez conflitos violentos na África, como era o caso de Angola, e que atualmente apenas Darfur, no Sudão, e a Somália vivem situações de conflito.

Outra questões abordada foi a saída de trabalhadores qualificados do país, lembrando que a União Africana estuda a criação de uma universidade de alta qualidade pan-africana e ainda réplicas desta nas cinco sub-regiões do continente apelando aos países para criarem mecanismos que permitam manter os seus quadros qualificados.

Matéria original: União Africana atribui crise a instituições financeiras

+ sobre o tema

Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras...

Paris: ‘Um Fogo Negro num País de Brancos’

O primeiro negro numa aldeia belga nos anos 90 Paris:...

Hoje na História, 15 de maio de 1994, acontecia o Genocídio em Ruanda

por: Lucyanne Mano O genocídio em Ruanda deixou 800 mil mortos...

ONU Novos canais de financiamento tornam África crítica de “lições

Por Lusa O secretário executivo da Comissão Económica da ONU para...

para lembrar

Estudantes africanos criam Campanha para mostrar diversidade da África: “não somos um país”

Campanha traz estudantes segurando bandeiras de países do continente...

A história escondida: a participação dos soldados das colônias africanas nas grandes guerras

Por Herbert Ekwe-Ekwe*, republicado em O Povo Grandes guerras Em texto primoroso...

TV Brasil inicia parceria com TV pública Angolana

TV Brasil inicia parceria com TV pública de Angola Da...

Países africanos devem preparar-se para o impacto da Gripe A H1N1

Fonte: Agola Press - Luanda - O director regional...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=