África do Sul quer usar Copa para unir brancos e negros

A 209 dias da Copa do Mundo na África do Sul, o clima de festa e futebol está em todos os cantos do país. O governo de Jacob Zuma aproveita a realização dos jogos em nove cidades para estimular a integração de brancos e negros, uma vez que as divergências étnicas ainda estão presentes no cotidiano dos sul-africanos. O assunto também está na pauta de acordos comerciais e troca de experiência entre brasileiros e sul-africanos.

Do Terra

EDRO UGARTE/AFP/Getty

Os banners, cartazes e placas destacam a realização da Copa do Mundo em 2010, mas na cultura sul-africana os jogos são associados a negros, pois o futebol é um esporte que eles praticam, enquanto o rugby (futebol americano) e o críquete são esportes associados aos brancos.

O governo sul-africano apressa a conclusão de obras, como a do metrô que ligará a capital política, Pretória, à principal cidade do país que é Johanesburgo, e de quatro, dos nove estádios, que estão sendo ampliados. No entanto, há problemas estruturais que preocupam as autoridades, como o esquema de segurança e de transporte público, além da rede hoteleira.

Para solucionar a falta de transporte público no país, que se sustenta em atividades de vans, o governo sul-africano disponibilizou recentemente linhas de ônibus, fabricados por uma empresa brasileira, ligando o Soweto, o bairro negro mais tradicional de Johanesburgo, ao centro da cidade, e acelera a construção do metrô.

As expectativas agora estão voltadas para o próximo sábado, quando o técnico Carlos Alberto Parreira reestreia no comando da seleção sul-africana na disputa com o Japão. No entanto, especialistas afirmam que o desafio de Parreira é superar as fragilidades do grupo, que é uma das seleções mais fracas do continente africano.

No caso da África do Sul, a Copa do Mundo também é uma oportunidade de negócios. No grupo de empresários brasileiros que integram a missão organizada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, alguns são ligados ao setor esportivo. Mas o próprio ministro não resistiu à proximidade dos jogos e ao clima de festa.

“Esperamos assistir a uma final entre Brasil e África do Sul, mas não me atreverei a dar um palpite sobre esta final”, disse Jorge, em tom de brincadeira, em conversa com o ministro do Comércio e Indústria da África do Sul, Rob Davies.

Na viagem ao Brasil, no mês passado, o presidente sul-africano fez a mesma afirmação em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula reagiu apenas com um sorriso.

Matéria original

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

African-American Film Critics Association 2011: Os vencedores

Nesta vaga de premiações norte-americana, também os críticos de...

Em movimento migratório inverso, negros trocam Nova York pelo sul dos EUA

Crise econômica impulsiona marcante mudança demográfica, em que negros...

Etta James morre aos 73 anos

O soul, o blues e o gospel raras vezes...

Historica Misa en el Marco de la Primera Cumbre Mundial de Afrodescendientes

"Dios sufre a lado de los afrodescendientes", Padre Tomas...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=