Missão brasileira na África visitará países com cultura, geografia e economia distintas

Fonte: Correio Braziliense-

Os três países visitados pela missão brasileira apresentam intensa diversidade geográfica, cultural e econômica. Apenas a África do Sul tem 11 línguas oficiais, embora o inglês seja o idioma adotado nas negociações públicas e comerciais. A população, de 48,7 milhões de habitantes, é formada etnicamente por maioria negra, mas que fala dialetos distintos.

Em 1990, o sistema de segregação racial (apartheid), que estabelecia duras regras de distinção entre direitos e deveres para brancos e negros, foi desmantelado. Em 1994, o líder Nelson Mandela foi eleito presidente. No mês passado, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, esteve no Brasil. Na ocasião, ele destacou as afinidades entre seu país e o Brasil.

Em 2010, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na África do Sul. Zuma e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram sobre o assunto e firmaram protocolos de intenção nas áreas esportiva e cultural.

Já Angola vive uma situação bastante diferente. Dos 16,8 milhões de habitantes, a maior parte da população vive em situação de pobreza. Apesar deste dado, o país é o segundo maior produtor de petróleo do mundo e tem uma imensa produção de diamantes.

A história recente de Angola foi marcada por uma longa guerra civil, que começou em 1975. Em 2000, foi assinado um acordo de paz na região. A guerra civil no país teria vitimado cerca de 500 mil pessoas entre adultos, jovens e crianças.

Moçambique, assim como Angola, pertence à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e mantém vários acordos de cooperação com o Brasil. Com uma população de 20,7 milhões de habitantes, aproximadamente metade de seu território tem potencial agrícola.

Matéria original

+ sobre o tema

(Re)exisência dos griôs nos quilombos em meio à pandemia

A cada dia é noticiado que milhares de vidas foram ceifadas...

Bahia: Sintese das ações da Sepromi em 2009

Por: Luiza Barros Este Relatório das ações desenvolvidas...

Violência racial contra nigerianos preocupa Senado

A Câmara dos Representantes da Nigéria exortou o ministro...

Camélia da Liberdade chega à sétima edição premiando grandes nomes

Evento aconteceu no Vivo Rio e reuniu importantes personalidades...

para lembrar

Racismo atinge jogadores brasileiros, que aprovam até boicote a Copa do Mundo

Atletas contestam penas brandas, como multas e estádios fechados,...

Carta de Pernambuco – MNU CE

Carta de Pernambuco O XVII Congresso Nacional do Movimento Negro...

Morgan Freeman defende casamento gay em peça na Broadway

O ator Morgan Freeman vai defender a legalização do...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=