Africanos devem aumentar investimentos para combate à fome, ministro da agricultura

 

Luanda – Os países africanos devem aumentar os seus investimentos na área da agricultura e outras afins com vista ao combate da fome no continente, afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, de regresso ao país proveniente do Malawi.
O governante fez estas declarações à Angop, depois de ter participado, a 29 de Outubro, em Lilongwe (Malawi), na cerimónia de lançamento do “Dia africano para a Segurança Alimentar e Nutricional”, orientada pelo Presidente Bingo Wa Mutharika, que assumiu em Janeiro último a presidência da União Africana (UA).
De acordo com Pedro Canga, que participou igualmente numa cimeira de ministros da Agricultura do continente, realizada durante dois dias naquele país, o lançamento do referido dia, data que doravante passará a ser comemorado, apresenta aos Estados africanos grandes desafios.
Para o entrevistado, com vista a se ultrapassar tais desafios, “os países africanos têm que continuar a prestar maior atenção e aumentar os investimentos para que o flagelo da fome possa ser combatido e para que haja uma segurança alimentar e nutricional sustentável em África”.
Entretanto, “há necessidade de se mobilizarem todas as iniciativas e todos os recursos para que esta grande batalha seja enfrentada”, acrescentou o ministro.
Pedro Canga disse ainda que as perspectivas do governo angolano diante do desafio lançado no Malawi são a de continuar a fazer mais investimentos na área da agricultura, pescas e outras afins, no sentido de aumentar a produção para se atingir a segurança alimentar e diversificar a economia nacional.
A propósito, recordou que o executivo tem já realizado vários projectos concretos, assim como tem tomado medidas no sentido de incentivar o investimento privado, apoiar a agricultura familiar, bem como se esta a trabalhar para que a comercialização dos produtos agro-pecuários seja realizada da melhor forma possível, concluiu.
A República de Angola participou na conferência dos ministros da Agricultura de África, que decorreu de 28 a 29 de Outubro, na cidade de Lilongwe, capital do Malawi, sob a égide do Presidente Bingo Wa Mutharika, que assumiu em Janeiro último a liderança da União Africana (UA).
Estiveram presentes no Malawi, ministros da Agricultura africanos ou seus representantes, membros de organizações financeiras
internacionais, (FMI e BM), países doadores, assim como representantes de organismos que fazem parte do sistema das  Nações Unidas, tais como a FAO, PNUD, entre outras individualidades.
Fonte: Angop

 

 

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Eto’o e Drogba detonam médicos que sugeriram teste para vacina contra a Covid-19 na África

Camaronês e marfinense apontam racismo na proposta dos pesquisadores Do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=