Seis ex-presidentes africanos designados para Prémio Mahatma Gandhi

As premiações serão atribuidas em função do programa dos nomeados e têm por objetivo imortalizar Mahatma Gandhi e perpetuar a sua obra baseada essencialmente na não-violência.

Bamako – O antigo chefe de Estado maliano e ex-presidente da Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konará, foi designado pelo Comité de Atribuição dos Prémios Mahatma Gandhi de Não-Violência com cinco outros antigos estadistas africanos.

O troféu especial Mahatma Gandhi, em honra do apóstolo indiano da não-violência, é concedido aos chefes de Estado que não mudaram a Constituição dos seus países para permanecer no poder e que trabalharam para a resolução dos conflitos no continente africano.

Além de Alpha Oumar Konaré, o comité decidiu honrar igualmente os antigos Presidentes do Gana John Jerry Rawlings e John Aguekum Kufuor, os ex- Presidentes do Benin Nicéphore Dieudonné Soglo e Mathieu Kérékou, bem como o guia líbio, Muamar Kadafi.

Estas distinções, que serão atribuidas em função do programa dos nomeados, têm por objetivo imortalizar Mahatma Gandhi e perpetuar a sua obra baseada essencialmente na não-violência.

O Movimento Mahatma Gandhi, sediado em Lomé (Togo), tem por objetivo promover, defender e proteger os direitos humanos em África e no mundo. As informações são da Panapress.

Fonte: Africa 21

+ sobre o tema

Angolano morto a tiro no Brasil, à frente da filha de três anos

Walter Etna Duvall (na foto), angolano residente no Brasil...

Felwine Sarr na luta pela representação de África

Os africanos devem dominar a narrativa sobre si próprios...

África exige da Europa restituição de tesouros roubados

Na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos que...

para lembrar

20 personalidades negras pelas quais somos MUITO gratos este ano

Sejamos francos: 2016 foi um dos piores anos da...

Quadrigêmeos são aceitos juntos em Harvard e Yale e em outras universidades

A família Wade, de Ohio, nos Estados Unidos, recebeu uma...

Esther Mahlangu, da tribo sul-africana Ndebele, criou um mural em Évora

Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=