segunda-feira, maio 23, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaSeis ex-presidentes africanos designados para Prémio Mahatma Gandhi

Seis ex-presidentes africanos designados para Prémio Mahatma Gandhi

As premiações serão atribuidas em função do programa dos nomeados e têm por objetivo imortalizar Mahatma Gandhi e perpetuar a sua obra baseada essencialmente na não-violência.

Bamako – O antigo chefe de Estado maliano e ex-presidente da Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konará, foi designado pelo Comité de Atribuição dos Prémios Mahatma Gandhi de Não-Violência com cinco outros antigos estadistas africanos.

O troféu especial Mahatma Gandhi, em honra do apóstolo indiano da não-violência, é concedido aos chefes de Estado que não mudaram a Constituição dos seus países para permanecer no poder e que trabalharam para a resolução dos conflitos no continente africano.

Além de Alpha Oumar Konaré, o comité decidiu honrar igualmente os antigos Presidentes do Gana John Jerry Rawlings e John Aguekum Kufuor, os ex- Presidentes do Benin Nicéphore Dieudonné Soglo e Mathieu Kérékou, bem como o guia líbio, Muamar Kadafi.

Estas distinções, que serão atribuidas em função do programa dos nomeados, têm por objetivo imortalizar Mahatma Gandhi e perpetuar a sua obra baseada essencialmente na não-violência.

O Movimento Mahatma Gandhi, sediado em Lomé (Togo), tem por objetivo promover, defender e proteger os direitos humanos em África e no mundo. As informações são da Panapress.

Fonte: Africa 21

Artigos Relacionados
-+=