Ampliar a democracia

Nas décadas de 1920-1930 as democracias estavam em declínio em grande parte do mundo, com a ascensão do fascismo na Itália, do stalinismo na Rússia, do nazismo na Alemanha e do franquismo na Espanha. O Brasil não escaparia dessa onda, com a instalação, em 1937, da ditadura do Estado Novo, cujo regime incorporou elementos do corporativismo salazarista de Portugal.

Por Gilberto Giusepone (*) enviado para o portal Geledés

Antes do Estado Novo, no entanto, o ovo da serpente já estava sendo chocado. Na Assembleia Nacional Constituinte de 1933, por exemplo, muitas lideranças políticas consideravam “ilusória” a Constituição de 1891, porque o texto liberal, inspirado nos modelos francês e americano, não refletiria a realidade de um país atrasado e desvertebrado como o nosso.

Entre os expoentes dessa corrente estava Francisco José de Oliveira Vianna, um dos mentores intelectuais do Estado Novo. Ele escreveu centenas de páginas para “provar” que a democracia era incompatível com os países miscigenados, cuja única saída seria construir um Estado centralizado e autoritário.

Sergio Buarque de Hollanda, autor de Raízes do Brasil, rebateu esses argumentos chamando-os de “tentativas de mitologia” e, com essa expressão, demonstrou a percepção que tinha de que, na nossa sociedade, o povo, especialmente o povo pobre, incomoda quando chamado a opinar.

Buarque de Hollanda pressentia a apropriação do mito de que pobres não sabem votar, e percebia também, rebatendo Oliveira Vianna, que essa desqualificação da opinião popular com facilidade se misturava às muitas outras discriminações que permeavam a sociedade, inclusive as de fundo racial.

Depois do Estado Novo, na década de 1950 intelectuais como Celso Furtado e Álvaro Vieira Pinto chamavam a atenção para uma particularidade do cenário político brasileiro. Indicavam que a palavra “crise” repetidas vezes era associada à democracia e que setores conservadores apontavam, com expressiva superficialidade, que a democracia trazia e alimentava crises cujo resultado, pregavam, era a desaceleração econômica.

O “povo não sabe votar” tornou-se um jargão do nosso autoritarismo conservador, e ressurge de tempos em tempos renovando a carga de hostilidade social que carrega com novos tipos de agressão. Uma das consequências práticas mais trágicas dessa concepção foi a ditadura civil-militar que durou 21 anos.

O “povo”, em determinadas circunstâncias, adquire contornos mais específicos na disseminação de preconceitos. Um lamentável exemplo recente foi a produção de ofensas genericamente destinadas ao nordestino, cujas opções de voto foram associadas, lembremos Furtado, à produção de crises.

Isso acaba se refletindo na percepção da população em relação à democracia. Depois de anos sendo prestigiado em razão do repúdio à ditadura, o regime democrático voltou a ficar em baixa entre nós, como mostra a pesquisa da Ong Corporación Latinobarometro, segundo a qual o apoio dos brasileiros à democracia caiu de 54% para 32% em apenas um ano.

É claro que não estamos vivendo o mesmo clima que ocorreu na década de 1930. Mas trata-se sim, de reconhecer que algumas questões permanecem, no século XXI, com a mesma e dramática carga de autoritarismo que tínhamos no início do século XX.

Agora, na mesma semana em que foi noticiada a queda no prestígio da democracia, registrou-se também que as vagas para alunos cotistas já são maioria nas 63 Universidades Federais.

Os que combatem as cotas, especialmente com os argumentos da meritocracia, não poucas vezes retomam o mesmo argumento de Oliveira Vianna – justamente ele que defendia a eugenia e dizia que o fascismo estava ensinando “disciplina social” à Europa.

Mais de 200 anos atrás, José Bonifácio de Andrada e Silva – ele mesmo, o “patriarca da independência” –, já defendia que o Brasil deveria promover profundas reformas, como fim da escravidão, a reforma agrária e o acesso universal à educação. Já então ele dizia que “a maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza”. As elites brasileiras jamais tiveram semelhante lucidez. “O Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem um perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso”, escreveu Darcy Ribeiro.

Diante desse quadro, vale a pena citar o grande Betinho: “Para nascer um novo Brasil, humano, solidário, democrático, é fundamental que uma nova cultura se estabeleça, que uma nova economia se implante e que um novo poder expresse a sociedade democrática e a democracia no Estado”.

Diretor do Cursinho da Poli e presidente da Fundação PoliSaber.

Leia também

Apoio à democracia no Brasil cai para nível recorde

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Com mais de 90% de parlamentares brancos, Senado quer fixar cota racial nas eleições

Fonte: UOL Notícias - O Senado Federal, composto por 94%...

O crescimento insolente de Portugal é um golpe no culto à austeridade

Durante muito tempo, o modelo de referência na Europa...

Seppir será mantida

Dilma nega redução de pastas em futura reforma ministerial...

Obama admite racismo de alguns americanos

Presidente americano rejeitou, no entanto, que as críticas de...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=