Anhamona de Brito: juventude negra e a morte anunciada

Gabriel García Márquez, em 1981, lançou o livro Crônica de uma Morte Anunciada, onde retrata o assassinato do jovem Santiago Nasar, praticado pelos gêmeos Pedro e Pablo. Na estória, aquela era uma morte anunciada:  toda a cidade na qual a trama se desenvolve sabia que Ela estava à espreita, podendo acontecer a qualquer momento. Mesmo assim, nada foi feito para impedí-la.
Para quem está acostumado ao seu marcante realismo fantátisco, essa obra, ao meu ver, é a mais objetiva do saudoso Gabo. Utilizando-se de um arranjo literário peculiar, ele promoveu uma reconstituição cadenciada, em que descreve o passo a passo do dia do crime a partir da memória de algumas pessoas, como uma espécie de quebra-cabeças sendo montado a cada página.

Do: Correio24Horas 

Se as primeiras linhas já indicam o final do protagonista, a narrativa dos acontecimentos é inigualável. Apesar da omissão, os citadinos não passaram incólumes à morte. Suas consciências atormentaram-lhes, fazendo germinar o remorso e o peso da responsabilidade não assumida. Seus sonhos e outras formas de premonição deram-nos pistas do quanto sabiam do passado, do presente e do futuro iminente, bem como a sua contribuição no caso.

A trama assemelha-se, em muitos níveis, com o que acontece diariamente com a nossa juventude. Os jovens brasileiros – sobretudo os negros e de condições econômicas menos favorecidas – estão morrendo em escalas epidêmicas, para não dizer genocidas. Todo mundo sabe disso e pouco, ou quase nada, tem sido feito para garantir o direito à vida dessa população, frente a uma baixa de 80 pessoas/dia e 30 mil pessoas/ano. Esta afirmação hiperbólica não é hiperbólica, e sim real, já que, agora em dezembro, a Anistia Internacional noticiou que denunciará à ONU a questão do extermínio da juventude negra.

Os jovens negros, ao saírem de casa pela manhã, não sabem se retornarão aos seus lares. Mesmo considerando a “morte” como o único evento certo na nossa passagem pela Terra, não podemos aceitar a dizimação deste grupo. Infelizmente, nossa população tem adotado a mesma postura que os conterrâneos de Nasar: apesar de saber que Ela está à espreita, nada faz. Do inconsciente coletivo emerge uma tendência à naturalização das mortes, a qual se estrutura no racismo que impregna as relações sociais, as escolhas políticas, o gozo de direitos e oportunidades, o respeito à vida.

Partindo daí, um sorriso de aceitação cúmplice adorna o rosto social a cada corpo de jovem negro estendido no chão. A justificativa propagandeada é a de que as vítimas compunham o rol dos criminosos, sendo responsáveis pelo atual estágio de insegurança e medo espraiado na cena pública. Etiquetam-nas como perigosas por natureza, as quais têm na deliquência o seu destino.
O que tem sido feito para reverter o cenário passa ao largo da sua inclusão nos debates e nas prioridades sociais. A juventude (e a negra em particular) precisa constar na agenda de desenvolvimento econômico e social de maneira efetiva, não somente retórica.

Por enquanto, aos jovens negros, anunciamos a morte como saída socialmente aceita. Até quando?

* Anhamona de Brito  é professora de Direito da Uneb

Leia mais Sobre Violência Racial e Policial

+ sobre o tema

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o...

para lembrar

Número de assassinatos em São Paulo é maior do que divulgado

Levantamento feito em boletins de ocorrência registrados pela Polícia...

Relatório Violência Racial é entregue ao ministro da Justiça Tarso Genro

  Suelaine Carneiro co-autora do Relatório Violência Racial...

Polícia e racismo na USP

Vitor Hugo Soares Mesmo no Alabama da abominável Ku...
spot_imgspot_img

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=