Anielle firma acordo de combate ao racismo com governo da Espanha

Em série de reuniões com integrantes do governo espanhol, em Madrid, Anielle Franco assinou acordo para combater o racismo nos dois países. A ministra acompanha a comitiva do presidente Lula

FONTEPor Victor Correia, do Correio Braziliense
Cerimônia de posse de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial // Jacqueline Lisboa/Mamana Coletiva/.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, firmou um acordo de cooperação com o governo da Espanha para promoção de políticas públicas de combate ao racismo nos dois países. Anielle colocou a pasta que chefia à disposição do governo espanhol para a produção de dados sobre a população negra do país.

“O Brasil está sendo pioneiro no combate ao racismo e na articulação para a promoção da igualdade racial no mundo. Nós temos uma alta produção de dados para a formulação de políticas públicas, cuja experiência vamos compartilhar e contribuir com outros países”, comentou a ministra sobre o acordo.

Ao chegar em Madrid ontem (25/4), acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Anielle teve reuniões com a ministra da Igualdade da Espanha, Irene Montero, com a diretora-geral para a Igualdade de Trato e Diversidade Étnico Racial no ministério espanhol, Rita Bosaho, e com representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

“Vamos seguir trabalhando em cooperação para que nosso povo tenha acesso a direitos, ao respeito e à dignidade em todas as partes do mundo, e para que o Brasil seja referência em políticas de igualdade racial”, acrescentou.

Cooperação com Ministério das Mulheres

Durante a reunião, a ministra da Igualdade da Espanha também citou casos de violências de gênero recebidos pela pasta com frequência. Anielle, por sua vez, sugeriu que o país abra diálogo com o Ministério das Mulheres do Brasil, chefiado por Cida Gonçalves, para um trabalho de cooperação no enfrentamento à violência.

Na segunda (24), Anielle também firmou um acordo de cooperação em Portugal, incluindo a criação do Prêmio Marielle Franco para incentivar projetos de combate ao racismo e à xenofobia em território lusitano.

-+=
Sair da versão mobile