Aos 8 anos, Mari Copeny, ativista ambiental e da negritude americana, foi recebida por Obama.

FONTEPor Arísia Barros, do Cada Minuto
BILL PUGLIANOGETTY IMAGES

Em 2016, Amariyanna “Mari” Copeny tinha oito anos. Dois anos depois da crise da água de Flint, Copeny escreveu uma carta ao presidente Obama pedindo-lhe que viesse a Flint para discutir o futuro da água limpa. Agora, Copeny administra um GoFundMe bem – sucedido para distribuir água limpa em sua cidade.

Mari Copeny (Imagem retirada do elle.com)

Tenho seis anos a mais do que a garota agora conhecida como Pequena Senhorita Flint, mas ainda a admiro. Se você está tendo problemas para encontrar esperança para o futuro, a Copeny é a solução.

Uma criança média de 8 anos de idade não sabe de onde sua cidade obtém água, nem se importaria se lhes dissessem. Agora com 11 anos, Copeny não apenas sabe onde e como sua cidade obtém sua água, mas também está distribuindo ativamente água limpa para sua comunidade.

A crise da água de Flint é uma evidência clara de racismo ambiental nos EUA

O sílex é 53,9% negro e 41,2% de seus cidadãos vivem na pobreza. Normalmente, cidades como Flint recebem atenção nacional mínima quando ocorrem desastres naturais, uma tendência conhecida como racismo ambiental.

A crise da água de Flint não foi um desastre natural – foi causada pela supervisão na troca de fontes de água e pela falta geral de cuidados com a saúde e a segurança das minorias americanas.

Flint também foi vítima do mesmo ciclo de relevância das mudanças climáticas. Os Estados Unidos esqueceram a crise quase tão logo quanto começou; O sílex está se tornando mais relevante à medida que o quinto ano de seu desastre hídrico ocorre, mas certamente se tornará irrelevante novamente.

As questões ambientais em andamento tendem a desaparecer da mente do público rapidamente. Pense na urgência com que a maioria dos americanos vê as mudanças climáticas. Embora o estado de sua água seja certamente vital para os residentes de Flint, isso não afeta o resto do país.

O paralelo positivo entre a crise da água de Flint e as mudanças climáticas é que a luta por um futuro melhor está sendo liderada pelos jovens. Copeny tem 11 anos, mas é o rosto da luta por água limpa. Talvez isso aconteça porque as pessoas da idade dela sofrerão as consequências da água tóxica por mais tempo, e ela não pode se dar ao luxo de ver essa situação apaticamente.

A pequena senhorita Flint é a prova de que, literalmente, somos os produtos de nosso ambiente. E, embora ela seja uma inspiração, o fato de uma garota de 8 anos ter que pisar no prato lança uma luz deprimente sobre o estado da política ambiental americana.

Leia também:

Ao encontrar Obama, ela não aguentou a emoção e fez o que também gostaríamos de fazer

-+=
Sair da versão mobile