Morre estrela da ópera Jessye Norman, aos 74 anos

Enviado por / FonteDa Veja 

A soprano americana Jessye Norman, vencedora de quatro prêmios no Grammy Awards, morreu na manhã desta segunda-feira, aos 74 anos, na cidade de Nova York. A informação é de Gwendolyn Quinn, porta voz da família.

De acordo com a declaração dada a agência Associated Press, a cantora lírica, que estava internada no Mount Sinai St Luke’s Hospital, foi vítima de um choque séptico e falência múltipla de órgãos decorrente de complicações de uma lesão na medula espinhal ocorrida em 2015.

“Nós estamos orgulhosos das conquistas musicais de Jessye e da inspiração que ela foi para plateias por todo o mundo. Estamos igualmente orgulhosos de sua humanidade e seu ativismo em causas como a fome, falta de moradia, o desenvolvimento de jovens e a educação de arte e cultura”, diz o comunicado da família.

A soprano começou a carreira na década de 1960, na ópera Aida, de Giuseppe Verdi. Com a francesa Les Troyens, de Hector Berlioz, fez sua estreia nos palcos no tradicional Metropolitan Opera, em Nova York, em 1983. Sua trajetória foi marcada pela voz imponente, cantada com pouco esforço, entoando grandes peças de nomes como Johann Strauss e Wagner. Ela também circulou por palcos menos eruditos, como o Festival de Jazz de Montreux, confira no vídeo abaixo:

Jessye nasceu em Augusta, Georgia, nos Estados Unidos, em uma família musical. Seu pai cantava na igreja batista que frequentava, sua mãe e avó eram pianistas. Jessye seguiu os passos do patriarca e começou a entoar canções cristãs. Estudou canto na Universidade de Howard em Washington, e continuou a se aprimorar, passando por conservatórios em Maryland e Michigan. Se mudou para a Europa, onde fechou um contrato com a Ópera de Berlim. Continuou a se apresentar pelo continente até retornar aos Estados Unidos, já com status de estrela.

Para além dos palcos, Jessye teve um forte envolvimento em causas sociais. Em 2003, a cantora fundou a The Jessye Norman School of the Arts for Economically Disadvantaged Students, fundação de educação de artes para jovens economicamente carentes na sua cidade natal. No ano anterior, realizou uma performance tocante de America the Beautiful no memorial do World Trade Center em homenagem às vítimas do ataque terrorista. A soprano ainda era ativa na luta contra a fome no desenvolvimento juvenil. Lançou uma biografia, intitulada Stand Up Straight and Sing, no ano de 2014.

+ sobre o tema

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa do 44º...

Exposição na Biblioteca Parque do Rio lembra trajetória de Martin Luther King

A mostra itinerante Martin Luther King – Legado &...

Hoje na História, 1972: É absolvida militante negra Angela Davis

Angela Yvonne Davis, militante negra, antiga professora de filosofia...

Rosa Parks “Melhor andar com dignidade que rodar na humilhação”

Aos olhos e ouvidos de todo o mundo, a...

para lembrar

Não nasci brasileira

Não nasci Brasileira, nasci Negra. Com cabelos crespos rebelados que nos conflitos...

Sai em português ensaios de Toni Morrison sobre racismo e literatura

A Nobel de Literatura escreve sobre Harriet Beecher Stowe,...

Whitney: Documentário abre a caixa de Pandora de uma das cantoras mais emblemáticas

Publicamente, todas as fases da emblemática cantora Whitney Houston foram vividas diante...

O mau caratismo de Rodrigo Constantino

Uma jovem empreendedora negra resolveu usar só modelos negros...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Beyoncé revela que Stevie Wonder tocou gaita em uma das faixas de seu novo disco ‘Cowboy Carter’; ouça

Beyoncé revelou que Stevie Wonder tocou gaita em "Jolene", uma das faixas do seu novo disco "Cowboy Carter". A informação foi dada pela própria cantora durante o...
-+=