Aos 80 anos, Antônio Pitanga Recebe medalha de honra Zumbi dos Palmares

O evento aconteceu nessa quinta (6), na Câmara de Vereadores de Salvador. Pitanga estava acompanhado dos filhos e netas.

Por Vinícius Harfush, Do Correio

Antônio Pitanga - homem idoso negro, vestindo roupa branca e chapéu branco com uma faixa preta- recebendo a homenagem ao lado da esposa Benedita da Silva, os filhos Rocco e Camila Pitanga e as três netas
Antônio Pitanga recebendo a homenagem ao lado da esposa Benedita da Silva, os filhos Rocco e Camila Pitanga e as três netas (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

No mesmo dia em que completou 80 anos de vida, o ator e diretor Antônio Pitanga teve muito mais motivos para comemorar a data.

Com uma carreira extensa e marcante nos cinemas, novelas e em palcos de teatro, o artista recebeu nessa quinta (6) a honra da medalha de Zumbi dos Palmares, concedida aos cidadãos, grupos ou entidades que se destacaram ao longo da sua história por defender a cultura afrodescendente, no combate ao racismo e lutando contra a intolerância religiosa.

Como se não fosse suficiente, Antônio ainda encerrou a noite dividindo o palco seu filho, Rocco Pitanga, na exibição do espetáculo Embarque Imediato.

Antônio e seus dois filhos ( Camila e Rocco Pitaga)
Antônio e seus dois filhos (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Salvador, com a presença de parlamentares, artistas, admiradores e da família do ator. “Bota emoção viver isso aqui! Já é uma emoção nascer aqui na Bahia e ter iniciado a carreira aqui. E agora essa caminhada chega até esse momento. Estou com 80 anos, estou mexendo, estou bem!”, declarou com muito bom humor o artista. E entre as companhias mais marcantes no evento, os dois filhos, Rocco e Camila Pitanga, e suas três netas, fizeram questão de prestigiar.

“É só emoção transbordando. Ele está na cidade onde nasceu e ser reconhecido no seu berço é muito forte. Fazendo 80 anos e comemorando no palco, em uma peça com ator baiano, diretor baiano e atuando com meu irmão… o que mais a gente poderia pedir? Me emociona muito falar disso”, declarou a atriz e filha de Antônio Pitanga.

Camila ainda lembrou que a honraria recebida pelo pai não se limita as suas atuações promovidas dentro campo cultural e os filmes em que participou: “Isso tudo é merecimento, é uma história de um homem vencedor, de um ícone preto vencedor, recebendo a comenda do Zumbi dos Palmares, que é símbolo de resistência, libertação e poder negro”, completou.

Antônio Pitanga discursando durante o evento
(Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

A ideia da honraria partiu da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que a algum tempo já vinha idealizando a homenagem, que casou com o aniversário do artista. “Tive essa ideia e fico muito agradecida por essa homenagem, que é mais que justa. Ele é um cara que desbravou os caminhos do cinema, teatro e televisão para os artistas negros. Não se pode contar as histórias das telonas, telinhas e dos palcos sem levar em consideração a contribuição de Antônio Pitanga”, afirmou a deputada.

E entre os colegas que estavam lá para apreciar o importante momento do ator, a cantora baiana Margareth Menezes compôs a mesa e lembrou de como Antônio Pitanga se tornou referência para outros artistas: “É um artista, um militante, um guerreiro vencedor. Escreveu o nome dele na cultura do teatro e no cinema brasileiro, sempre um referencial”.

+ sobre o tema

Knuckles vai ser dublado por Idris Elba em ‘Sonic 2’

Idris Elba ("O Esquadrão Suicida") anunciou nesta terça-feira (10)...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado...

Salvador recebe Mostra Nacional de Negras Autoras dias 21 e 22 de janeiro

Mais de 20 mulheres negras – artistas, compositoras, poetas...

para lembrar

Eu sou admirador confesso de Luiz Gama, o patrono do abolicionismo no Brasil

Atribui-se a Luiz Gama uma frase que reverbera forte no imaginário...

Del liquiliqui al Wikileaks

Por Jesùs Chucho Garcìa Hace poco un familión...

Indicado ao Oscar, ‘O Som do Silêncio’ dá destaque raro à cultura dos surdos 

Paul Raci, indicado ao Oscar por interpretar um mentor...

Carolina de Jesus e a literatura de periferia

“Não tenho força física, mas minhas palavras ferem mais...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=