Aos 80 anos, Antônio Pitanga Recebe medalha de honra Zumbi dos Palmares

O evento aconteceu nessa quinta (6), na Câmara de Vereadores de Salvador. Pitanga estava acompanhado dos filhos e netas.

Por Vinícius Harfush, Do Correio

Antônio Pitanga - homem idoso negro, vestindo roupa branca e chapéu branco com uma faixa preta- recebendo a homenagem ao lado da esposa Benedita da Silva, os filhos Rocco e Camila Pitanga e as três netas
Antônio Pitanga recebendo a homenagem ao lado da esposa Benedita da Silva, os filhos Rocco e Camila Pitanga e as três netas (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

No mesmo dia em que completou 80 anos de vida, o ator e diretor Antônio Pitanga teve muito mais motivos para comemorar a data.

Com uma carreira extensa e marcante nos cinemas, novelas e em palcos de teatro, o artista recebeu nessa quinta (6) a honra da medalha de Zumbi dos Palmares, concedida aos cidadãos, grupos ou entidades que se destacaram ao longo da sua história por defender a cultura afrodescendente, no combate ao racismo e lutando contra a intolerância religiosa.

Como se não fosse suficiente, Antônio ainda encerrou a noite dividindo o palco seu filho, Rocco Pitanga, na exibição do espetáculo Embarque Imediato.

Antônio e seus dois filhos ( Camila e Rocco Pitaga)
Antônio e seus dois filhos (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Salvador, com a presença de parlamentares, artistas, admiradores e da família do ator. “Bota emoção viver isso aqui! Já é uma emoção nascer aqui na Bahia e ter iniciado a carreira aqui. E agora essa caminhada chega até esse momento. Estou com 80 anos, estou mexendo, estou bem!”, declarou com muito bom humor o artista. E entre as companhias mais marcantes no evento, os dois filhos, Rocco e Camila Pitanga, e suas três netas, fizeram questão de prestigiar.

“É só emoção transbordando. Ele está na cidade onde nasceu e ser reconhecido no seu berço é muito forte. Fazendo 80 anos e comemorando no palco, em uma peça com ator baiano, diretor baiano e atuando com meu irmão… o que mais a gente poderia pedir? Me emociona muito falar disso”, declarou a atriz e filha de Antônio Pitanga.

Camila ainda lembrou que a honraria recebida pelo pai não se limita as suas atuações promovidas dentro campo cultural e os filmes em que participou: “Isso tudo é merecimento, é uma história de um homem vencedor, de um ícone preto vencedor, recebendo a comenda do Zumbi dos Palmares, que é símbolo de resistência, libertação e poder negro”, completou.

Antônio Pitanga discursando durante o evento
(Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

A ideia da honraria partiu da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que a algum tempo já vinha idealizando a homenagem, que casou com o aniversário do artista. “Tive essa ideia e fico muito agradecida por essa homenagem, que é mais que justa. Ele é um cara que desbravou os caminhos do cinema, teatro e televisão para os artistas negros. Não se pode contar as histórias das telonas, telinhas e dos palcos sem levar em consideração a contribuição de Antônio Pitanga”, afirmou a deputada.

E entre os colegas que estavam lá para apreciar o importante momento do ator, a cantora baiana Margareth Menezes compôs a mesa e lembrou de como Antônio Pitanga se tornou referência para outros artistas: “É um artista, um militante, um guerreiro vencedor. Escreveu o nome dele na cultura do teatro e no cinema brasileiro, sempre um referencial”.

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=