Aos 95 anos, Dona Ivone Lara recebe prêmio máximo da cultura brasileira

20161107205611974917e

Ao lado da sambista Dona Ivone Lara estavam o cineasta Fernando Meireles, o ator Carlos Vereza e o coreógrafo Carlinhos de Jesus, também homenageados

Do Correio Braziliense 

Principal condecoração pública da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural foi entregue a 30 personalidades e seis instituições brasileiras na noite desta segunda-feira (07/11), em evento no Palácio do Planalto presidido pelo ministro da Cultura Marcelo Calero. A cerimônia, que contou com a presença do presidente da República Michel Temer e da primeira-dama Marcela Temer, teve como grande homenageada a sambista Dona Inove Lara, que recebeu a comenda máxima de grã-cruz.

“Nossa matriarca do samba é um  capítulo retumbante da memória afetiva do Brasil. Salve Dona Ivone Lara! Salve o samba”, bradou Calero ao fim do discurso inicial que abriu os trabalhos da homenagem.

O gênero musical foi celebrado por meio de quatro apresentações musicais regidas por Neguinho da Beija Flor, Márcio Gomes, Áurea Martins e André Lara. O Hino Nacional ficou a cargo de Fafá de Belém.

Dividida em três categorias – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro -, a Ordem de Mérito Cultural agraciou grandes nomes da cultura nacional e as respectivas contribuições alcançadas no exercer do ofício. Entre os homenageados, o artista plástico Vik Muniz, o cantor Jorge Aragão, a arte-educadora Ana Mae  Barbosa e o ator Carlos Vereza.

“Nesta noite, tive a chance de apertar a mão de tantos artistas que sempre admirei de longe,” comentou em tom informal o presidente Michel Temer. Ele aproveitou a oportunidade para revelar: “Aumentamos em mais de 40% o orçamento do Ministério da Cultura em 2017”, arrancando aplausos do público presente. O veterano Carlos Vereza, conhecido pela postura antipetista e crítica ao governo de Dilma, prometeu cobrar. “Além do orçamento do MinC, também foi firmado investimento no audiovisual, favorecendo o cinema nacional. Neste momento de crise, é ousado e gratificante escutar isso”, disse o ator, que contabiliza quase seis décadas de carreira na tevê, nos palcos e no cinema.

Criado em 1995, a Ordem laureou mais de 500 representantes da cultura e das artes brasileiras. Os candidatos podem ser indicados por qualquer cidadão e passam pelo crivo de uma comissão técnica.

+ sobre o tema

Irmã de Luana Barbosa alega racismo e homofobia, e pede ‘júri popular’ a PMs

Testemunhas foram ouvidas na 1ª audiência do caso, marcada...

Vivendo de Amor

O amor cura. Nossa recuperação está no ato e...

Quem é Milla Vieira, eleita Miss SP, que sofreu ataques racistas nas redes sociais

Após ser eleita Miss São Paulo 2024, Milla Vieira vem sofrendo...

As tristes e signficativas estatísticas das mortes nos partos

Na segunda-feira pela manhã (29), o plenário da Câmara...

para lembrar

“Não me venha falar da malícia de toda mulher”

Não me venha falar da malícia de toda mulher”:...

Convocação para nomeações do Prêmio Womanity 2018

Você conhece organizações que estão criando ambientes urbanos mais...

28 artigos poderosos escritos por mulheres em 2017

Às vezes, a indignação coletiva se transforma em palavras...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=