APESP recebe certificado Memória do Mundo com jornal abolicionista “A Redempção”

APESP recebe certificado Memória do Mundo com jornal abolicionista “A Redempção”

O coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), Izaias Santana, participou da cerimônia de entrega dos diplomas às instituições detentoras de acervos documentais nominados ao Registro Nacional do Brasil em 2014. O evento aconteceu na quinta-feira, dia 11, às 17h, no auditório principal do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

O diploma será concedido para outras nove instituições do país, incluindo arquivos e museus. Para participar do programa, o Arquivo Público do Estado de São Paulo inscreveu o acervo do jornal abolicionista “A Redempção”.

Os 135 exemplares estão sob a guarda da instituição desde 2008 e vieram do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) em caráter de comodato. A inscrição no Programa Memória do Mundo foi consolidada após diversas pesquisas que confirmaram a raridade do jornal.

Saiba mais – Criado pela UNESCO em 1992, o Programa Memória do Mundo reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados que os identificam. Tendo como objetivo estimular a preservação e a ampla difusão desse acervo, o programa facilita a preservação desses documentos e seu acesso, contribuindo, assim, para despertar a consciência coletiva para o patrimônio documental da humanidade.

 

Fonte: Semánario

-+=
Sair da versão mobile