Aplicativo para atender vítimas de violência doméstica funciona a partir de janeiro, na Restinga

Iniciativa deve ser estendida a todos os bairros da Capital, em uma segunda etapa 

Uma ferramenta para agilizar os atendimentos de emergência às vítimas de violência doméstica passa a ser testada, a partir de janeiro, no Rio Grande do Sul. Hoje, o aplicativo PLP 2.0, que prioriza a intervenção policial e judicial às mulheres com medida protetiva, foi oficialmente lançado pela Secretaria da Segurança Pública.

no Rádio Guaíba

O aplicativo foi desenvolvido pela ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. A partir de janeiro, duas moradoras do bairro Restinga com medida protetiva serão selecionadas pelo Judiciário para testar o serviço. Após um período de experiência, o aplicativo deve ser liberado a mulheres de todos os bairros da Capital, que, conforme o entendimento da Justiça, também estiverem sob ameaça contra a vida. Ainda não há prazo para que a tecnologia chegue a cidades do Interior.

Conforme a coordenadora de projetos da Themis, Lívia de Souza, o propósito do aplicativo é dar agilidade no atendimento de casos extremos de violência e fortalecer a rede de proteção à mulher. “Se é fácil chamar um táxi, porque não podemos acessar segurança às mulheres que precisam? A ideia do bairro Restinga é porque sabemos que tem altos índices de violência e é uma região afastada da cidade”.

Conforme o secretário da segurança Wantuir Jacini, o atendimento vai ser imediato. “A Brigada Militar já tem equipes que trabalham 24h na Restinga. Assim que o serviço for acionado, o deslocamento da viatura mais próxima será imediato ao local onde está o smartphone”.

Em caso de emergência, a vítima deve solicitar atendimento através do PLP 2.0. Os operadores do Departamento de Comando e Controle Integrado vão receber o histórico da vítima, evitando que o atendimento parta do zero.

+ sobre o tema

para lembrar

Enem: 14 datas importantes que podem cair na prova

O aniversário de 200 anos da Independência do Brasil...

Aluno não precisará mais de fiador para pedir crédito

ANGELA PINHODE BRASÍLIA PATRÍCIA GOMESDE SÃO PAULO Financiamento federal...

TJ capixaba julga constitucionalidade de cotas para negros

Vitória/ES - O Tribunal de Justiça do Espírito...

Manifesto em defesa do direito à educação pública de qualidade em Fortaleza

Comissão de Defesa do Direito à Educação realizou uma...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=