Após comentários racistas, dono dos Clippers é banido pela NBA

Jornal GGN – Pouco tempo depois de virem à público os comentários racistas por parte do proprietário do Los Angeles Clippers, Donaldo Sterling, e depois dele perder pelo menos três grandes patrocínios, agora ele não poderá mais assistir às partidas da NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos. A decisão foi do comissário Adam Silver. O banimento é vitalício.

Além disso, Sterling foi multado em US$ 2,5 milhões e não poderá mais tomar decisões envolvendo o time, presidir o Clippers ou sequer comparecer a qualquer jogo a partir de hoje. A decisão do comissário vai incluir, ainda, a pressão para que o magnata venda a franquia do time o mais rápido possível.
O caso ganhou tais proporções depois que NBA começou a investigar Sterling por conta da revelação de uma gravação telefônica dele com sua namorada, em que ele ofendia os negros. Ele se mostrou inconformado com o fato da namorada ter publicado fotografias ao lado de ídolos do esporte, que em sua ampla maioria são negros.

“Me machuca muito que você queira transmitir sua ligação com os negros. Precisa fazer? Você pode dormir com eles, pode fazer o que quiser. A única coisa que te peço é a não promoção disso e para não levá-los em meus jogos”, disse o dirigente. “Em seu asqueroso Instagram, não tem que ter fotos com pessoas negras”, completou Sterling.

A decisão enérgica da NBA pode servir de exemplo para outras organizações desportivas, como a Fifa e a Conmebol e, no caso do Brasil, a CBF. O futebol tem assistido a várias manifestações históricas de racismo, sendo as mais recentes envolvendo os jogadores brasileiros Daniel Alves, do Barcelona, e Tinga, do Cruzeiro.

Fonte: GGN

+ sobre o tema

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Proprietário vende time da NBA após novo escândalo de racismo

Bruce Levenson, dono do Atlanta Hawks, fez denúncia contra...

LeBron James critica postura dos Estados Unidos no caso Brittney Griner

No novo episódio do talk show “The Shop: Uninterrupted“,...
spot_imgspot_img

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Nono maior pontuador da NBA, Carmelo Anthony anuncia aposentadoria

O nono maior artilheiro da história da NBA, Carmelo Anthony, anunciou a aposentadoria do basquete após 19 temporadas. Aos 38 anos, o jogador publicou...

Nem LeBron James: veja lista de recordes “impossíveis” de bater na NBA

LeBron James se tornou o maior pontuador da história da NBA (em temporadas regulares) na última terça-feira, ao deixar para trás o lendário Kareem...
-+=