Após proibição, federação de natação reavalia uso de touca para cabelo crespo

Enviado por / FonteGlobo Esporte

A Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu reavaliar a proibição imposta ao uso de touca especial a cabelos crespos de atletas. A mudança de postura ocorreu às vésperas do começo da Olimpíada de Tóquio e após mobilização de nadadores, conforme reportagem do jornal norte-americano The New York Times.

O produto, chamado Soul Cap, conforme o fabricante, acomoda cabelos mais espessos, volumosos e encaracolados, o que daria melhor adaptação e protegeria os fios do cloro da água das piscinas. De acordo com a reportagem, a Fina não quis comentar o processo de revisão, porém, divulgou um comunicado, em 2 de julho, no qual afirmou que a instituição está “atualmente revendo a situação com relação à Soul Cap” e que “compreende a importância da inclusão e da representação”.​

Em recente entrevista à BBC, do Reino Unido, os fundadores da Soul Cap alegaram que a razão dada pela Fina para a decisão foi que os “atletas que competem em eventos internacionais nunca usaram, nem precisam usar, toucas desse tamanho e configuração” e que a Soul Cap não segue “a forma natural da cabeça”. O comunicado oficial da Fina do começo do mês apontou que a instituição está “comprometida a garantir que todos os atletas aquáticos tenham acesso a trajes de banho adequados para a competição, desde que um traje não confira uma vantagem competitiva”.

– Isto é muito maior do que proibir um tipo de touca – diz Lia Neal, medalhista olímpica por duas vezes e segunda nadadora negra a participar do time olímpico dos Estados Unidos.

Lia nunca usou a Soul Cap, mas entende que o tema é um progresso para o esporte em geral. Danielle Obe, presidente e uma das fundadoras da Associação Negra de Natação, uma organização britânica, acrescentou:

– Queremos ser incluídos. Tudo o que pedimos é a opção de termos um equipamento projetado para atender à questão de nosso cabelo, que é uma barreira importante à participação em esportes aquáticos em geral.

A Soul Cap foi criada em 2017 no Reino Unido por Michael Chapman e Toks Ahmed-Salawudeen. Quando faziam aulas de natação, os dois perceberam que nadadores poderiam se beneficiar de uma touca desenhada com espaço extra no topo, para envolver estilos de cabelos naturais mais volumosos, como tranças, dreadlocks e outros penteados. Feita de silicone, ela não difere materialmente de muitas outras toucas para natação.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...