Após xingar treinador, Anelka é dispensado da seleção francesa

Nicolas Anelka está fora da Copa do Mundo. Neste sábado, o atacante foi dispensado da seleção francesa após xingar o treinador Raymond Domenech no intervalo da partida contra o México, na quinta-feira. Noël Le Graet, vice-presidente da Federação Francesa (FFF), confirmou o corte do jogador do Chelsea em entrevista à RTL.

 

O jornal L’Équipe estampou em sua manchete os termos usados pelo atleta. “Vá tomar no…, sujo filho da p…”, teria dito Anelka ao treinador nos vestiários, em resposta a uma crítica feita por Domenech à fraca atuação do jogador no primeiro tempo do jogo contra os mexicanos.

 

O treinador havia ameaçado substituí-lo, mas Anelka não se intimidou. Domenech lhe disse “Está bem, saia”. O atacante respondeu “Sim, claro”. Para a segunda etapa, o técnico colocou André-Pierre Gignac no lugar do jogador do Chelsea.

 

De acordo com o jornal L’Équipe, durante a manhã deste sábado houve uma reunião entre Domenech, Anelka e Patrice Evra, capitão dos Bleus. “É algo totalmente inaceitável para a federação, o futebol francês e os valores que eles defendem. Informado sobre o grave incidente ocorrido no intervalo do jogo entre França e México, Jean-Pierre Escalettes, presidente da Federação Francesa, pediu a Anelka, na presença de Evra, apresentar desculpas oficiais à opinião pública francesa, além de pedir desculpas a Domenech, aos jogadores e à comissão técnica. Diante da recusa do jogador, tomou-se a decisão, em pleno acordo com o treinador e membros da delegação, de excluir Anelka do grupo”, informou a FFF em comunicado oficial.

 

A origem da discussão ocorrida nos vestiários seria o posicionamento de Anelka em campo. O atacante estaria descontente por atuar isolado no ataque e preferiria atuar mais pelos lados – proposta recusada por Domenech.

 

Nos dois jogos da França na Copa do Mundo, Anelka foi titular No entanto, ele teve fracas atuações tanto na estreia contra o Uruguai (0 a 0) como na partida contra o México (derrota por 2 a 0).

 

A polêmica com Anelka aumenta a lista de problemas vividos pela seleção francesa. Contestado por suas escolhas, Domenech sofreu pesadas críticas desde a convocação dos jogadores para a Copa do Mundo, passando pela indecisão em torno do esquema tático da equipe e substituições feitas durante as partidas.

 

Além disso, os atletas também têm problemas de relacionamento. O L’Équipe indicou que Franck Ribéry e Nicolas Anelka têm uma “crise de ciúmes” com relação a Yoann Gourcuff. A atuação discreta do meia, uma das principais revelações do futebol francês nos últimos anos, contra o Uruguai teria sido motivada por isto. Gourcuff ficou no banco de reservas contra o México.

 

Para completar, a França corre o risco de ser eliminada ainda na primeira fase da Copa do Mundo. A equipe soma apenas um ponto no grupo A, ao lado da África do Sul. Uruguai e México estão com quatro. Na terça-feira, os Bleus enfrentam os sul-africanos em Bloemfontein às 11h (horário de Brasília).

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...