Araraquara – ‘O feriado compromete a nossa produção’ Indústrias querem fim do Dia da Consciência Negra

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) entrou com um pedido no Ministério Público questionando a legalidade da lei que instituiu feriado municipal no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em Araraquara (SP). Os empresários dizem que ter três feriados em um único mês causa prejuízo para as indústrias.

Para o vereador Carlos Nascimento (PT), que fez a lei da Consciência Negra, aprovada desde 2007, o feriado tem que ser respeitado. “O feriado tem o claro objetivo do reconhecimento institucional por parte do Estado, aqui compreendido como município, das atrocidades que foram praticadas contra o povo negro ao longo de tantos anos”, explicou.

A opinião é compartilhada pela coordenadora de Igualdade Racial da Cidade, Alessandra de Cássia Laurindo. Ela acredita ser difícil acabar com um feriado tão importante. “É o dia da morte do Zumbi dos Palmares e eu não vejo lógica nenhuma em se mexer nesse feriado. Então que se trabalhe a discussão em se alterar um outro, mas o dia 20 de novembro não”, disse.

A diretora regional do Ciesp, Eneida Miranda Toledo, diz que o feriado “compromete a nossa produção, uma vez que nós temos dois feriados nacionais nesse mês e é quando nós estamos trabalhando para suprir a demanda de final de ano”, disse.

O Ciesp questiona que em algumas cidades o feriado do Dia da Consciência Negra existe e em outras não. Ainda não há uma data para o resultado, mas a expectativa é que ele saia antes do dia 20 de novembro.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

para lembrar

Encontro reúne mais de 100 líderes quilombolas

Um dia todo dedicado às questões e causas relacionadas...

Carta de Apoio a Candidatura de Jurema Werneck á Presidência do Conselho Nacional de Saúde

  Nós, redes e organizações do movimento negro e movimento...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=