SELO: 2011 Novembro NEGRO – Ano Internacional dos Afrodescendentes

A comemoração do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 70, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no ano de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria. Desde 2007, o Governo da Bahia, através da coordenação da Sepromi, realiza diversas ações relacionadas ao combate ao racismo e a discriminação visando à reflexão sobre as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado e a proposta de continuidade deste projeto, na perspectiva de consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais na Bahia.

Em 2011 iniciamos as atividades relacionadas ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, instituído pela ONU, como forma de fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação a descendentes de africanos.

Além disso, a Sepromi antecipa as celebrações do Novembro Negro dando início às ações no mês de agosto – mês em que comemoramos 213 anos da Revolta dos Búzios, data altamente representativa para a história de luta de negros e negras da Bahia.

Através da campanha 2011 NEGRO – ANO INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES, e em articulação com as demais secretarias do governo do estado da Bahia, a Sepromi pretende fortalecer um ambiente favorável para dar continuidade ao projeto de implementação e consolidação de políticas de promoção da igualdade racial no Estado da Bahia, alem de provocar reflexões sobre as relações sociais discriminatórias e excludentes, predominantes na sociedade baiana e brasileira.

Fonte: SEPROMI

+ sobre o tema

Estremecimentos no meio diplomático

A notícia sobre as declarações do cônsul geral do...

‘Pixinguinha, um Homem Carinhoso’: novo filme refaz trajetória de gênio da MPB

Pixinguinha voltava para casa, tarde da noite, quando foi...

Princesa Isabel teve papel tímido na abolição e gostava mesmo era de fazer sorvete, diz a historiadora Mary del Priore

Princesa Isabel foi reconfigurada na história. Tradicionalmente apresentada como...

Listradinho básico de Michelle vira objeto de desejo

Dos modelitos que Michelle Obama desfilou no Brasil, o...

para lembrar

Mostra de Cinema IFÉ ressalta a importância da diversidade na produção do audiovisual brasileiro

“A mostra visa valorizar a diversidade da produção cinematográfica...

Estados Unidos y la desigualdad. Una reflexión crítica para Latinoamerica

Estados Unidos y la desigualdad. Una reflexión ética...

Imigrantes haitianos fundam associação com o apoio da CSP-Conlutas

Neste domingo, 1º de fevereiro, trabalhadores e trabalhadoras do...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...
spot_imgspot_img

Da fofoca às janelas do Brasil, exposição evidencia africanidade que vive em nós

Depois da fofoca e de um cafuné no meu caçula, tentei tirar um cochilo, mas terminei xingando uma cambada de moleques que cantavam "Tindolelê" na rua. A frase ficou meio maluca, mas essa loucura tem seu método...

Bia Ferreira é anunciada no Rototom Sunsplash, em Benicassim (Espanha), um dos mais importantes festivais de Reggae do mundo

A cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira acaba de ser anunciada como uma das atrações do Rototom Sunsplash, um dos mais importantes festivais de reggae do planeta,...

Brasileiro dirige único teatro negro da Alemanha

"Ainda tenho um milhão de coisas para fazer", diz Wagner Carvalho, diretor artístico do teatro Ballhaus Naunynstrasse em Berlim, poucas horas antes da estreia da noite. Wagner não...
-+=