África é o continente que melhor resiste à crise, diz lusófono mais próximo de Ban Ki-moon

Carlos Lopes, sociólogo guineense que é o lusófono na ONU mais próximo do secretário-geral Ban Ki-moon, afirma que África é o continente que melhor está a resistir à crise económica mundial.

Empossado em julho secretário-geral adjunto da ONU e secretário-executivo da Comissão Económica da ONU para África (CEA), Carlos Lopes afirma que África participa no debate anual da Assembleia-Geral num momento de crescimento interno e de confiança, e tendo ultrapassado “décadas de atraso” graças aos Objetivos do Milénio.

“Por enquanto, a África continua a ser a região mais resistente à crise e aquela que apresenta as taxas mais elevadas de crescimento, à volta dos cinco por cento”, disse à Lusa.

Apesar de a crise económica a norte afetar as suas exportações, adiantou, o continente vive uma expansão do mercado interno, com a classe média crescente a estimular o consumo e as novas tecnologias a trazerem “bastante valor acrescentado às economias”.

“Praticamente não há semana sem notícias de novas descobertas no campo energético, o que também cria uma autoconfiança maior das economias do continente”, adiantou.

Escolhido em março por Ban Ki-moon, depois de 24 anos ligado à ONU, Carlos Lopes quer elevar a CEA a “grande ‘think tank’ do continente” africano.

Depois de concretizar parcerias com a União Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento, a prioridade neste momento é “arrumar a casa e fazer propostas importantes” em janeiro na Cimeira de chefes de Estado africanos que terá lugar em Addis Abeba.

Ainda em novembro, Carlos Lopes irá organizar uma reunião das agências e órgãos da ONU que trabalham sobre África, presidida pelo sub-secretário-geral Jan Eliasson.

A Assembleia-Geral que arrancou na terça-feira em Nova Iorque, destacou, é a primeira depois da Cimeira Rio+20, onde se aprovaram alguns “princípios que vão marcar a definição da agenda de desenvolvimento pós-2015”.

“Acho importante que os países africanos se posicionem nesse processo, pois eles ganharam muito com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, um quadro que ainda prevalece e que permitiu sair das décadas perdidas do ajustamento estrutural”, disse à Lusa.

Com 60 por cento da agenda do Conselho de Segurança tomada por países africanos, serão passados também em revista ao longo desta semana os desenvolvimentos recentes na Somália e entre o Sudão e o Sudão do Sul.

Deverão ainda ser escutados “lamentos” em relação ao Mali, República Democrática do Congo e Guiné-Bissau, afirmou.

Antes de assumir a direção no “sistema de ensino” da ONU, Carlos Lopes foi diretor político do ex-secretário-geral Kofi Annan e coordenador residente do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil e no Zimbabué.

Formado em estudos do desenvolvimento em Genebra e doutorado em História da África pela Universidade de Sorbonne, Carlos Lopes tem publicados dezenas de livros e artigos académicos.

Em Portugal, é membro da Academia de Ciências de Lisboa e presidente do Conselho Geral do ISCTE.

 

 

Fonte: Dinheiro Digital 

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=