O artista plástico, Alexandre Keto – ou, simplesmente, Keto, como gosta de ser chamado -, responsável pelas ilustrações do livro infanto-juventil “Num Tronco de Iroko vi a Iúna Cantar”, da autora Erika Balbino, está entre os nove artistas selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a prestigiada BIB – Exposição Internacional de Ilustradores de Livros Infantis. O evento ocorreráentre 4 de setembro e 25 de outubro, em Bratislava, capital e principal cidade da Eslováquia.
por Baobá Comunicações via Guest Post para o Portal Geledés
Esta bienal promove a divulgação da ilustração como uma linguagem própria para obras voltadas para o público infantil. É organizada pelo Ministério da Cultura da Eslováquia em conjunto com o Simpósio Internacional dos Especialistas da Arte do Livro e oficinas para ilustradores jovens ou iniciantes, o Workshop Unesco. A parceria da FNLIJ com a BIB favorece a presença dos ilustradores brasileiros na bienal e mostra o prestígio da ilustração de livros brasileiros no exterior. Este ano, a entidade recebeu livros de 50 ilustradores. Entre eles, “Num Tronco de Iroko vi a Iúna Cantar”, lançado pela Editora Peirópolis.
SOBRE ALEXANDRE KETO
O artista plástico paulistano, Alexandre Keto teve os seus primeiros contatos com a cultura hip-hop em oficinas que aconteciam no bairro onde morava. Desde cedo virou um multiplicador e, por meio de projetos sociais, passou a espalhar essa cultura por diversos guetos mundo afora. Keto utiliza o trabalho artístico como uma ferramenta de transformação social, principalmente em países africanos, onde desenvolve projetos comunitários e de intercâmbio. Suas obras estão espalhadas por muitos cantos das periferias europeias e africanas.