Artistas e intelectuais pedem moderação da polícia em protestos

Rio de Janeiro – Uma carta assinada por 26 pessoas, entre artistas e intelectuais, foi entregue hoje (5) ao secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, pedindo moderação na ação policial durante as manifestações. Entre os que assinaram a carta estão Alba Zaluar, Caetano Veloso, Chico Buarque, Jacqueline Muniz, Michel Misse, Sidney Waismann e Zuenir Ventura.

Por: Vladimir Platonow

A reunião com Beltrame durou aproximadamente três horas, quando foram abordados os principais pontos do documento. Nem todos que assinam a carta compareceram. Ao final do encontro, o cantor Caetano Veloso resumiu o que foi tratado na reunião, que ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Segurança.

“Era mais para pedir ao secretário de Segurança uma clareza dos protocolos de como a polícia atua nas manifestações, e para que a manifestação do dia 7 de Setembro seja pacífica. A conversa foi boa, pois o secretário é muito lúcido e tem uma maneira muito humana de pensar”, disse Caetano.

O músico comentou sobre os protestos no país, que ocorrem desde junho. “É fascinante e complexa a situação no momento. É um fenômeno mundial. Essas organizações horizontais se dão através de redes sociais e produzem manifestações sem lideranças explícitas. Manifestações difusas, mas muito interessantes. É um modo que o mundo está achando de se discutir. As pessoas estão indo para a rua para dizer que tem o direito de dizer, de se manifestar. O que vai sair disso, para que lado está tendendo, não se sabe.”

Além do pedido de moderação à polícia, Caetano sugeriu que os manifestantes também saiam em paz no feriado da Independência. “Aqui foi só um pedido pontual sobre a atuação da polícia, mas também nós gostaríamos de pedir aos manifestantes que contribuíssem para que todas essas coisas pudessem se dar em paz”. “O 7 de Setembro já reúne muita gente, pois tem as festividades oficiais. Que saiam com desejo de paz. E do lado da polícia seja pensado o projeto de um dia pacífico”, acrescentou.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública não se manifestou sobre o encontro.

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Charlottesville e nosso racismo velado

Desde o "Não" de Rosa Parks em 1955, no...

Racismo: mercado é multado em R$ 112 mil após segurança acusar homem negro de furto

Além da acusação infundada e sem provas, o jovem...

Separatismo e Xenofobia: a outra face da barbárie do capitalismo italiano

Em 1992 os analistas políticos contatados pelo Quirinale (Presidência...

PM me escolheu porque eu era o único negro

por Alceu Luís Castilho, Órfão de pai desde os 15...

para lembrar

Jogador de vôlei afirma ter sofrido racismo em jogo da Superliga

Em um jogo da rodada da Superliga Masculina...

Racismo no Brasil é tão profundo que ainda não sabemos nem medi-lo direito

Há uma benéfica tendência de construção de indicadores sobre...

Mulher acusa proprietário de casa lotérica de racismo

O proprietário de uma casa lotérica, localizado no...

Ex-policiais britânicos são condenados por mensagens racistas sobre Meghan e membros da realeza

Seis ex-policiais de Londres foram condenados nesta quinta-feira (7)...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=