DF e cidades do Entorno aderem ao plano de combate à violência contra jovens negros

Brasília – O Distrito Federal (DF) e cidades do Entorno aderiram hoje (5) ao Plano Juventude Viva, de iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, de combate à violência contra jovens negros. O plano prevê investimento de mais de R$ 90 milhões na região, além do trabalho conjunto de prefeituras, governos e sociedade civil. As ações já estão em prática em Alagoas e na Paraíba.

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

O plano compreende trabalhos de desconstrução da cultura de violência nas comunidades, com a criação de programas para jovens de 15 a 29 anos. As regiões com maior índice de assassinato deverão ser priorizadas nessas ações. O plano também prevê atuação em escolas e nos sistemas penitenciário e de saúde. O objetivo é mudar o conceito de violência banalizada nessas localidades, além de combater o racismo.

Dados da Secretaria-Geral da Presidência mostram que os jovens foram vítimas de 57,84% dos homicídios registrados em 2010 no Distrito Federal, sendo que 88,41% das vítimas eram negros. O órgão informou ainda que em municípios como Novo Gama e Águas Lindas de Goiás, todos os jovens assassinados nesse ano eram negros. Para o secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial do DF, Viridiano Custódio, o grande diferencial do Juventude Viva é o foco na comunidade negra das periferias.

“As políticas existentes hoje não têm um conteúdo étnico-racial. São políticas que não trabalham a questão da especificidade. Temos que trabalhar as questões específicas da população negra, que sofreu muito tempo de exclusão em várias áreas, como educação, trabalho e saúde”. De acordo com Custódio, as cidades do DF com maior violência contra jovens negros são Itapoã, Cidade Estrutural, Ceilândia e Samambaia.

No âmbito do Distrito Federal, o Juventude Viva ainda não tem metas de redução de índices de violência, mas projetos existentes serão incorporados ao plano. A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, destacou que a iniciativa busca resultados a médio e longo prazo, uma vez que trabalha com prevenção à violência, e não repressão. Segundo ela, a meta do governo é, até o final do ano, ter pelo menos um estado de cada região incorporado ao Juventude Viva. O foco é chegar aos 132 municípios do país com maiores índices de mortalidade de jovens negros.

O governador Agnelo Queiroz, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; e prefeitos de cidades do Entorno do DF participaram do evento de hoje.

 

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=