Uneafro promove 1ª edição do Prêmio Marielle Franco e grande aula de cidadania neste sábado, 14/4

Neste sábado, 14/4, a partir das 9h30, o auditório de Geografia da Universidade de São Paulo será palco de dois importantes eventos para as questões dos direitos humanos e da comunidade negra. Para homenagear pessoas e organizações essenciais à luta contra o racismo, o machismo e homofobia, a Uneafro realizará a 1ª edição do Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos e Educação Popular.

A iniciativa – que passará a ser entregue anualmente pela Uneafro – visa eternizar o nome e o legado de Marielle Franco, vereadora negra assassinada no Rio de Janeiro, que iniciou sua trajetória em um cursinho comunitário pré-vestibular na favela da Maré, trabalho similar ao da Uneafro. Nesta primeira edição, serão homenageados o MNU – Movimento Negro Unificado, o Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Núcleo de Consciência Negra na USP.

Antes da premiação, a organização oferecerá uma experiência enriquecedora aos alunos de dezenas de cursinhos comunitários da Uneafro. Com o tema “130 anos depois: educação e direitos humanos pela vida do povo negro brasileiro”, a grande aula de cidadania funcionará como uma troca de experiência dos participantes com profissionais de diversas áreas de atuação, como direito e medicina, que também já foram alunos dos cursinhos da organização.

Dicas de estudos para vestibulares e concursos; aulas sobre mídia, manipulação e democracia, além de debates em relação aos direitos da criança e adolescente são alguns dos pontos que serão abordados no evento. A iniciativa é gratuita e aberta ao público.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

para lembrar

Classe D já é o dobro da A nas universidades

Em 2009 os alunos do estrato social mais pobre...

Sergipe: Inscrição do vestibular da UFS começa dia 17

A Universidade Federal de Sergipe, através da Coordenação de...

Como responder a uma notificação do Escola sem Partido

Segundo advogados consultados por NOVA ESCOLA, documentos contra suposta...

Filho de pescador entra na universidade pela 3ª vez

Natural de Cametá, Leonardo Pinheiro dos Prazeres foi aprovado...
spot_imgspot_img

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e...

Grupo Articulador Enfrentamento ao Racismo desde a Primeira Infância realiza nova rodada de diálogos em Brasília

Desde o dia 09 de setembro as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra (SP),...
-+=