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    Benny Briolly (PSOL-RJ) foi vítima de transfobia no plenário da Câmara de Niterói (RJ) Imagem: Rafael Lopes/Divulgação

    Vereadora sofre transfobia: “É roubar nossa dignidade não usar nome social”

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    Mães e gestantes negras na pandemia de covid-19: O desafio está ainda maior

    Ana Fontes, criadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora e da iniciativa "Heróis Usam Máscaras", que distribuiu 12 milhões de máscaras na pandemia - Foto: Renato Stockler

    ‘Recuperação econômica passa por investir em mulheres e estado não olha para elas’, diz finalista do Prêmio Empreendedor Social

    A jornalista e comentarista da CNN Brasil Basília Rodrigues (Foto: Divulgação/ CNN)

    Se fosse loira e de olhos azuis, você não estaria enchendo o saco dela

    Gabriela Souza (Foto: Reprodução/ Facebook)

    Casos Samuel e Saul Klein: violência de gênero também se aprende em casa

    Getty Images

    A saúde mental de trabalhadoras após um ano de pandemia

    Polícia Civil do Rio de Janeiro resgatou idosa em condição análoga à escravidão nesta semana | Foto: Divulgação/Imagem retirada do site Sul 21

    Na pandemia, aumentam denúncias de empregadas domésticas mantidas em cárcere privado

    Imagem: POLONEZ/SHUTTERSTOCK

    Mulheres de favelas sofrem com dificuldade de acesso a programas contra violência doméstica

    Decretos que facilitam acesso à armas de fogo são vetados por ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber Foto: arte de André Mello

    Feminicídio terá aumento expressivo se STF revogar decisão de Rosa Weber sobre armas, analisam especialistas

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      Manifestantes pedem justiça no julgamento da morte George Floyd, em Minneapolis (Foto: Stephen Maturen - 9.abr.21/AFP)

      Júri começa a discutir veredicto de ex-policial que matou George Floyd

      Foto: Valdecir Galor/SMCS

      As mulheres estão no centro da crise humanitária da pandemia

      Viola Davis (Foto: Getty Images / Rachel Murray / Correspondente)

      Artistas negros são ‘tratados como sobras’ em Hollywood, diz Viola Davis

      Foto: Ari Melo/ TV Gazeta

      Centésima criança baleada no Rio, Kaio Guilherme, de 8 anos, permanece internado em estado grave

      Joey Bada$$ e Andrew Howard em cena de 'Dois Estranhos', da Netflix - Divulgação/Netflix

      ‘Dois Estranhos’ mostra que pretos são alvos não importa o que façam

      Bianca Santana, jornalista, cientista social e pesquisadora - Foto: Bruno Santos/Folhapress

      Assa-peixe

      Foto: Reprodução/Instagram

      ‘A fama e o poder não me livraram de sofrer com o racismo’, diz Ludmilla

      Amarilis Costa (Foto: Arquivo Pessoal)

      Pesadelo do Dia da Foto

      Eduardo Pereira da Silva é juiz Federal em Goiânia (Arquivo Pessoal)

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      A população negra é a maior vítima da violência no Brasil (Getty Images)

      Brasil é ‘racista’ e parece executar ‘indesejados’ com conivência da Justiça, diz Comissão Interamericana da OEA

      Ivanir Dos Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

      Ivanir dos Santos: Ainda há esperança em prol da tolerância

      Bandeira do orgulho trans hasteada em São Francisco, nos Estados Unidos. Foto: Flickr (CC)/torbakhopper

      Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo

      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

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        Mc Soffia estampa capa de revista e reflete sobre juventude negra

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        Primeiro dia do circuito comercial do documentário "O Caso do Homem Errado" Imagem: Reprodução/Facebook

        Um casulo, diversas borboletas e muitos conteúdos nacionais

        Chadwick Boseman: Portrait of an Artist (Reprodução/Youtube)

        Ator de Pantera Negra, Chadwick Boseman ganha documentário da Netflix

        Foto: Imagem retirada do site HQ's com Café

        Livro: Negritude, Poderes e Heroísmos

        Foto: Duda Viana

        Cia. do Despejo faz crítica à necropolítica brasileira na videoarte online ‘IRETI’, inspirada na mitologia Iorubá

        O escritor Ousman Umar - Foto: Cadena Ser

        Enviar arroz à África nunca vai conter a migração para a Europa, diz escritor de Gana

        Dona Ivone Lara (Foto: André Seiti)

        Itaú Cultural celebra as primeiras 50 exposições da série Ocupação em publicação com textos de artistas contemporâneos sobre homenageados

        Historiadores vêm tentando resgatar a trajetória de pessoas negras escravizadas na época colonial a partir de um amplo leque de documentos da época (Getty Images)

        A luta de um homem negro pela liberdade entre Caribe, Brasil, África e Europa

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              Artistas negras somem da paisagem do Rio de Janeiro de 2015. Artistas negras protestam na Pedra do Sal.

              15/06/2015
              em Artigos e Reflexões
              Tempo de leitura: 6 mins read
              A A

              Rolou Copa, vem aí as Olimpíadas e o “Porto Maravilha”, no Rio de Janeiro, está ficando prontinho para receber milhões de turistas de todo o mundo. As remoções das populações pretas da “PEQUENA ÁFRICA”, que aconteceram do século XX até agora, já não contam, vão cair no esquecimento. Cumpre-se o “decreto” de Rui Barbosa:

              por Marcos Romão, do Mamapress

              ” Queimem os arquivos. eliminem a mancha negra da escravidão”.

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              27/03/2021

              O que vale agora é o Novo Rio, límpido esplendoroso e eugênico:

              Ao cumprirem a vontade do “Águia de Haia”, os cariocas o fizeram ao pé da letra, acabaram com a mancha negra removendo os habitantes pretos da região.

              Em 2015, mesmo que só na “fantasia” artística, temos a impressão que a eliminação do protagonismo negro na paisagem cultural do Rio se confirma.  O projeto “Porto de Memórias” promove o espetáculo “João Alabá e a Pequena África”, onde ao invés de uma artista negra,  vamos assistir uma artista branca no papel da mãe de santo protagonista do espetáculo, que nas palavras do autor ao rebater as críticas a esta escolha para este papel, afirma no Facebook:

              ” Mãe Wanda de Omulu é uma personagem fictícia, inspirada na Yalorixá que cuida das minhas convicções religiosas, inspirada nos estudos que eu e minha equipe vimos fazendo para encenar importantes fatos e destacar importantes personalidades da história da formação da sociedade carioca…”

              Na mesma página em que o autor defende seu ponto de vista, uma leitora lhe chama a atenção, para a seguinte questão:

              “É total desconhecimento da luta dos negros por visibilidade e representação na mídia retratar uma personagem que historicamente seria evidentemente negra como branca. Se hoje o candomblé generosamente acolheu os brancos, naquele momento era ainda uma religião exclusiva dos africanos e crioulos – e perseguida ferozmente pelos brancos. A história do povo negro tem sido sistematicamente invisibilizada e, quando resolvem conta-la, colocam como protagonista um branco! !! Isto se chama usurpação da história alheia. é ridículo e lamentável. White face… recomendo a vocês que se inteirem minimamente do debate racial no Brasil antes de tentar se apropriar de algo que não lhes pertence.”

              Christiana Ubach caracterizada como Mãe Wanda de Omulu para o espetáculo “João Alabá e a Pequena África”, dias 20 e 21 de junho, na Pedra do Sal. Publicado na na coluna da Patrícia Kogut (O Globo).
              Christiana Ubach caracterizada como Mãe Wanda de Omulu para o espetáculo “João Alabá e a Pequena África”, dias 20 e 21 de junho, na Pedra do Sal. Publicado na na coluna da Patrícia Kogut (O Globo).

              Os produtores da peça alertados pelas críticas recebidas, responderam com um convite para ouvirem as opiniões de todos os interessados, que em parte a produção considera, como autores de comentários intolerantes e preconceituosos:

              “Caros,
              Diante de uma exposição infinita de comentários intolerantes, preconceituosos e, verdadeiramente, querendo ter a chance de ouvi-los a todos e de poder apresentar o argumento do nosso espetáculo, o conceito do nosso projeto, sem que sejamos julgados apenas por uma fotografia na imprensa, venho convocar a quem tiver interesse em um bate papo franco sobre “João Alabá e a Pequena África”, para um encontro, a realizar-se no IPN (Instituto Pretos Novos) na próxima terça-feira, 16/06, às 16:00 h.”

              O autor e diretor da peça Alexei Waichenberg tem rebatido até o momento todas as críticas nas redes sociais através da assessoria de imprensa por ele contratada, recorrendo inclusive ao advogado da luta contra a escravidão, Luiz Gama.

              Parece até uma mera peça de propaganda reversa ou negativa, que é quando se vende um produto através de anúncios e argumentos que provoquem escândalos e protestos de indignação.

              Este tem sido o método de determinados humoristas em busca de quota de audiência, que ao dizerem piadas racistas, despertam atenção e protestos e assim se tornam mais conhecidos.

              Sejam quais forem as intenções dos produtores deste espetáculo, e sejam quais forem as razões de não aproveitarem para este papel uma artista negra. A polêmica está no ar, ou online, os protestos já estão programados.
              A Mamapress  e a Rede Rádio Mamaterra lá estarão presentes, para ouvirem as opiniões sobre ” dilema ” dos diretores brancos ao escolherem seus personagens, em um mercado de trabalho que oferece pouco ou nenhum espaço para o protagonismo de artistas negras. Dilema que a produção deve saber, vai além da peça, pois tanto a peça a ser encenada, como a vida na Pedra do Sal, representam uma reocupação e redistribuição racial do espaço da cidade do Rio de Janeiro e, de sua cena cultural cultural e econômica. E nesta reocupação e redistribuição dos espaços da cidade, com certeza, os negros e as negras estão perdendo até o pouco espaço que lhes poderiam ser reservados.

              Mulheres negras já organizam um ato de protesto no dia da estréia do espetáculo:

              ATO CONTRA PEÇA RACISTA “JOÃO DE ALABÁ E A PEQUENA ÁFRICA”

              A HISTÓRIA DOS PRETOS NÃO VAI MAIS PASSAR EM BRANCO!!!

              Tia Ciata
              Tia Ciata

              Em tempos de gladiadores do altar, de homicídio de Mãe Dedé de Oyá, pelo fanatismo racista religioso, a nossa ancestralidade sofre outro golpe:

              Encenamento de uma peça sobre um ícone do Candomblé, Pai João de Alabá, onde NOVAMENTE vários atores brancos representarão personagens negras e negros, ainda em um dos lugares mais sagrados para nós do Rio de Janeiro, que é a Pedra do Sal.

              Quem dá mais? Será que teremos Black Face?

              Mais uma palhaçada do projeto Porto de Memórias: dinheiro de preto indo para o bolso dos brancos, em cima dos ossos dos Pretos Novos?
              São os brancos que ganham dinheiro dos editais de cultura!!! Chega!!!

              ELES NÃO VÃO PISAR EM NOSSA DIGNIDADE!!!

              VAMOS EM MARCHA, EM REVOLTA, EM INSURREIÇÃO!!!

              VAMOS LÁ FAZER MUITO BARULHO E NÃO VAMOS DEIXAR ESSA PEÇA ACONTECER!!!

              ***Quem foi Tia Ciata?

              Mãe Wanda de Omolu ou Tia Ciata nasceu em Santo Amaro da Purificação em 1854 e aos 22 anos levou o samba de Roda para o Rio de Janeiro . Foi a mais famosa das tias baianas (na maioria iyalorixás do Candomblé que deixaram Salvador por causa das perseguições policiais) do início do século, eram negras baianas que foram para o Rio de Janeiro especialmente na última década do século XIX e na primeira do século XX para morar na região da Cidade Nova, do Catumbi, Gamboa, Santo Cristo e arredores. Logo na chegada ao Rio de Janeiro, conheceu Noberto da Rocha Guimarães, envolvendo-se com ele, então, e acabou ficando grávida de sua primeira filha lhe dando o nome de Isabel. O caso dos dois não foi adiante. Ela acabou se separando de Noberto e, para sustentar a filha, começou a trabalhar como quituteira na Rua Sete de Setembro, sempre paramentada com suas vestes de baiana. Era na comida que ela expressava suas convicções religiosas, ou seja, a sua fé no candomblé, religião proibida e perseguida naqueles tempos. Ia para o ponto de venda com sua roupa de baiana uma saia rodada e bem engomada, turbante e diversos colares (guias ou fio-de-contas) e pulseiras sempre na cor do orixá que iria homenagear. O tabuleiro era famoso e farto, repleto de bolos e manjares que faziam a alegria dos transeuntes de todas as classes sociais. (fonte -wikipedia)

              Tags: blackfaceCandombléQuestão Racial
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              • Diante do quadro de pandemia e alto desemprego no País, o Geledés – Instituto da Mulher Negra e o Instituto RME fecharam uma parceria para auxiliar mulheres negras, em especial as que vivem em comunidades periféricas, em seu desenvolvimento profissional e pessoal. Os cursos serão oferecidos por meio da plataforma digital Potência Feminina, do @institutorme em parceria com o Google.org e hospedada no portal do Geledés. O projeto oferece capacitações gratuitas em empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia de forma totalmente gratuita e de fácil acesso. Participe e compartilhe conhecimento!
              • No artigo da Coletiva Negras que Movem de hoje, a Mestre em Desenvolvimento Econômico Clara Marinho Pereira, mostra como a trajetoria de mulheres negras é mercada por ensinamentos e aprendizados. Confira um trecho:"Que lições as mulheres negras que ocupam a cena pública em presença e espírito têm deixado para nós? Apresentando-nos a negritude como lugar de força, criatividade e conquistas, pretas de diferentes segmentos têm nos deixado ensinamentos preciosos, partilhados conosco a partir da certeza da influência positiva na nossa autonomia. Neste texto, listo 7 lições aprendidas que busco recordar continuamente, por entender que elas nos dão régua e compasso para seguir em frente." Leia o artigo completo em: www.geledes.org.br A seção Coletiva Negras que Movem (@negrasquemovem), traz artigos de integrantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, do Fundo Baobá (@fundobaoba).
              • "Esse texto não é o definitivo. Mas, se constitui em sementes introdutórias lançadas no bom terreno do diálogo ampliado, adocicado pela poesia lancinante da alma feminina/masculina e de outras definições para Masculinidades e Feminilidades." Leia o Guest Post de Rosangela Aparecida Hilário em www.geledes.org.br
              • "Hamilton Bernardes Cardoso (1953 – 1999) foi aquele que em meio aos processos de redemocratização brasileira da década de 1970 e dos movimentos políticos negros que fizeram parte a esse momento histórico da nossa sociedade, encarnou a figura do intelectual revolucionário orgânico, que originário das forças temporais que circulam pelas eras torna-se a representação viva de uma geração" Leia o Guest Post de Christian Ribeiro em www.geledes.org.br
              • Na coluna desta semana, Marina Vieira de Carvalho investiga a trajetória da poeta Gilka da Costa Machado e a luta pelo reconhecimento da produção intelectual das mulheres negras no pós-abolição. A despeito da qualidade de suas letras, Gilka não escapou ao silenciamento imposto pela sociedade patriarcal brasileira. Esse silenciamento, observado na trajetória de Gilka, é presente, ainda hoje, no desafio enfrentado pelas intelectuais negras contemporâneas. Mas o texto (re) apresenta Gilka da Costa Machado e a potência de sua obra feminista ao público. Confira um trecho do artigo"Musas Negras: raça, gênero e classe na vida de Gilka da Costa Machado":"Imagine o escândalo que foi (e ainda é para muitas pessoas) a visibilidade de uma mulher cujos poemas não eram considerados"femininos" - como as"flores", o"lar", o"recato" - e sim de letras deliberadamente eróticas. E se essa escritora, além disso tudo, fosse afro-brasileira e periférica? Aí começamos a entender os significados dos medos e esperanças que atravessam a revolução chamada Gilka da Costa Machado". Acesse o texto e o vídeo completos no Portal Geledés e no Acervo Cultne. https://youtu.be/GAwq2GaugGY A Coluna Nossas Histórias é uma parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultne. #Raça #Genero #Classe #GilkadaCostaMachado #EscritorasNegras #HistoriadorasNegras #NossasHistórias
              • O Itaú Cultural lança, em seu site www.itaucultural.org.br, a publicação Ocupação Itaú Cultural 50 – uma celebração, que comemora a marca de 50 exposições, alcançada em dezembro de 2020, desta série realizada pela organização desde 2009. Saiba mais em www.geledes.org.br
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