As mudanças não serão imediatas, estrutura racista é secular, diz Djamila

Enviado por / FonteUOL

A filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro afirmou em entrevista ao UOL Debate, na manhã de hoje, que o debate sobre racismo está sendo feito sem tabus atualmente no Brasil, mas que, para haver mudanças, será necessário mais tempo.

A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Leonardo Sakamoto, colunista do UOL, e Paula Rodrigues, repórter de Ecoa. “Estamos falando de estrutura secular. Estamos discutindo mais no debate público. Isso que é novo, na verdade. O Brasil foi fundado na violência de sangues negros e indígenas. Hoje a gente pode falar sem tabu”, disse.

Djamila relembrou que o Brasil começou a considerar o racismo como um crime contra a humanidade na Conferência de Durban, em 2001, na África do Sul, se prontificando a reparar os danos causados pela escravidão. “Houve um levante interessante, mas que só foi possível as pessoas falarem sobre isso porque existiu um movimento que vem historicamente, sobretudo depois das cotas raciais, mais pessoas negras nas universidades, fazendo pesquisa. Tem aí uma resposta em relação a uma maior aderência esse debate.”

“Nossa geração talvez não veja os benefícios disso. Sem nunca perder a perspectiva histórica, é um trabalho de formiguinha, de base, não se muda de hora para outra, mas é importante que esses temas estejam em evidência, e que as pessoas leiam de fato”, complementou a filósofa.

Estereótipo e cargas pesadas

Djamila disse que, historicamente, no Brasil, o negro sempre foi retratado com como “malandro” e, até mesmo, de forma “animalizada”. Isso, segundo ela, vai sendo naturalizado pela população o que começa a gerar ódio de determinados grupos, usando muitas vezes um “humor que não tem nada de ingênuo”.

“Se a gente for olhar desde o ‘black face’, o Show dos Menestreis, como os negros eram representados, sempre estereotipados com a boca grande e vermelha, ou comparados a animais. Então há aí uma certa linguagem que vem muito depois das teorias racistas, do racismo cientifico, que vieram para tentar justificar essa suposta inferioridade, essa animalização das pessoas negras, e a gente vê como isso vai sendo perpassado”, ela diz.

Um exemplo de como os estereótipos e a estrutura racial permanece forte no Brasil pôde ser observado na demissão do ex-ministro da Educação Carlos Alberto Decotelli. “É sempre importante frisar que estamos em lados opostos. É claro que a gente não apoia esse governo e tudo o que ele representa, porém não tem como a gente não observar que existem ministros que fraudaram também seus currículos e continuam ocupando seus cargos. Tem um outro peso quando são homens brancos que fraudam e não há a mesma cobrança.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Estatuto Racial: Canto a Palmares – por: Edna Roland*

Após a aprovação do Projeto 6264/2005, que institui o...

Presidenta da Unegro sofre abuso da Polícia Militar

Por Dennis de Oliveira O episódio abaixo, relatado por uma...

Racismo e Juventude é tema de seminário

Texto: Nara Pessoa Foto: Web / Érika Nunes / TJPA Das...
spot_imgspot_img

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...

Quem tem direito de sentir raiva?

A raiva, enquanto afeto humano, legítimo e saudável, é um tema que estou tentando colocar na sociedade brasileira, no debate público, mas encontro tantos...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=