“As mulheres dos cabelos prateados”, que estreia no Centro Cultural Vila Itororó, usa realismo fantástico para abordar mulheres comuns na ditadura

Com texto inédito de Ave Terrena - que também assina a direção junto com Georgette Fadel -, a peça traz à cena histórias de mulheres perseguidas durante a ditadura militar no Brasil, muitas delas sem nenhum tipo de envolvimento com a luta armada, o que demonstra a generalizada e gratuita violência de Estado do período

Com uma linguagem construída em versos, a peça põe em cena seres alienígenas de cabelos prateados interpretados pelas atrizes Camilla Flores, Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Silmara Deon e Thais Dias, e tem trilha sonora e discotecagem ao vivo da DJ Evelyn Cristina

No sábado 13 de novembro, diretamente do Centro Cultural Vila Itororó, em São Paulo, as atrizes Camilla Flores, Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo, Silmara Deon e Thais Dias abrem a temporada de apresentações do espetáculo “As mulheres dos cabelos prateados”, com direção de Georgette Fadel e Ave Terrena e dramaturgia de Ave Terrena. As sessões, gratuitas e em formato presencial, acontecem de sexta a domingo, às 19h, e ficam em cartaz até 4 de dezembro. A DJ Evelyn Cristina assina a trilha sonora e faz a discotecagem da peça ao vivo.

Contada a partir de uma perspectiva feminina, a peça traz à cena histórias inspiradas nas narrativas de mulheres que viveram durante a ditadura militar no Brasil – muitas delas sem nenhum tipo de envolvimento com a luta armada – e sofreram com sua violência. Mostra que a repressãomilitar, geralmente associada à figura de homens (tanto na condição de carrascos quanto na de vítimas), também foi direcionadaàs mulheres.

O espetáculo aprofunda a humanidade dessas mulheres, sem ignorar o contexto de opressão, e traz à tona a força, a resistência e a potência de quem sobreviveu e conseguiu reconstruir a vida após a prisão, mas comum contorno muito particular, devido a questões degênero. A premissa de “As mulheres dos cabelos prateados” é livremente inspirada no livro “As mulheres dos cabelos de metal”, da escritora brasileira Cassandra Rios (a mais censurada durante a ditadura).

A construção em versos é a maior marca de linguagem do espetáculo, que parte do olhar de estranhamento causado pelo absurdo do terror de Estado, passa pela perplexidade diante da ideia de país construída sobre o Brasil na ditadura e chega ao compromisso de solidariedade e consumação do desejo através da luta. Os acontecimentos relatados são recriados com inspiração nas formas do chamado realismo fantástico, com referência no romance “O parque das irmãs magníficas”, da escritora argentina Camila Sosa Villada, que, assim como Ave, também é travesti. Tudo sob o ponto de vista de uma alienígena: Zarka.

Não sou mais a única mulher | Dos cabelos prateados | Ainda que elas não compartilhem | Dos mesmos poderes que os meus | Sabem comprar uma briga | E mesmo rodeadas de morte | Continuam a fazer vida | É com elas que estarei na guerra

Peço que poupem a face da Terra | Pois a partir de hoje

Peço que poupem a face da Terra | Pois a partir de hoje

Trecho do texto do espetáculo “As mulheres dos cabelos prateados”

A alienígena Zarkae asmulheres Zurk

Com a expansão espacial na década de 1970, os seres humanos começam a enviar espaçonaves e satélites para lugares nunca antes alcançados no Universo. Temendo uma guerra, as mulheres Zurk – alienígenas de cabelos prateados, habitantes das crateras do planeta Vurk (Lua) – resolvem fazer uma investigação. Passam a encaminhar suas relatoras para diversos países a fim de pesquisar a humanidade – e decidir se ela deve ou não ser desintegrada.

Entre essas relatoras está Zarka, responsável pela estação brasileira de transmissão e locutora da rádio Zurk Brasil, pela qual informa outras Zurk sobre a situação do país. Disfarçada de humana e seguindo um pacto sigiloso, ela vive como uma mulher comum já na década de 1980. Mas Zarka consegue ler a mente das pessoas, descobrindo o que acontece com elas e aquilo que sentem.

Por meio do olhar distanciado dessa alienígena, que sobrevoa o Brasil com a Nave Kinis, a montagem traz à cena histórias de mulheres humanas; de personagens inspiradas nas narrativas de mulheres que viveram durante a ditadura militar no Brasil e sofreram com sua repressão sistêmica. Em comum, a perda de entes queridos causada por homens, quase sempre em situações de violência de Estado.

As Mulheres dos Cabelos Prateados (Foto: Letícia Godoy)


As terráqueas também são mulheres de cabelos prateados

Quando Zarka se depara com um ato da Comissão de Familiares e Vítimas da Ditadura, que realiza atos públicos nos quais mulheres dançam em praça pública para reivindicar o direito de enterrar seus mortos, há anos desaparecidos, o estranhamento que a cena causa na alienígena a leva a iniciar uma busca incessante por essas histórias, que vão sendo reveladas uma a uma – de Márcie, de Nilze, de Jacira e de Dilinda. Nenhuma das mulheres pesquisadas tinha envolvimento com a luta armada, o que revela o quanto era generalizada e gratuita a violência de Estado da ditadura.

Após tomar conhecimento dessas narrativas e abismada com o terror incompreensível que regia as relações e disseminava a injustiça no Brasil, Zarka decide não retornar ao seu planeta para ficar e lutar ao lado das humanas. Ela também pede às suas irmãs Zurk que não desintegrem a humanidade, pois ainda há pessoas batalhando para construir uma sociedade justa. E, ao reconhecer-se nas mulheres cujas histórias relatou, a alienígena percebe que elas também são mulheres de cabelos prateados.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Ave Terrena
Direção: Ave Terrena e Georgette Fadel
Assistente de direção: Sarah Lessa
Elenco: Camilla Flores (Márcie), Carlota Joaquina (Dilinda), Gabrielle Araújo (Nilze), Silmara Deon (Zarka) e Thais Dias (Jacira)
Trilha sonora e discotecagem ao vivo: DJ Evelyn Cristina
Direção de produção: Gabrielle Araújo
Produção executiva: Monica Vasconcellos
Figurinos: Helena Casal de Rey e Su Martins
Cenografia: Cesar Rezende
Cenotécnico: Fernando Baiano
Iluminação: Carol Autran
Visagismo: Paulette Pink
Costura: Su Martins
Fotos: Letícia Godoy
Arte: Viviane Lamana
Redes sociais: Vox Baccai
Assessoria de imprensa: Canal Aberto
Idealização: Carlota Joaquina, Gabrielle Araújo e Silmara Deon
Produção: Caboclas Produções

As Mulheres dos Cabelos Prateados (Foto: Letícia Godoy)


O espetáculo “As mulheres dos cabelos prateados” é realizado pela Caboclas Produções, contemplada no edital PROAC Expresso LAB nº 47/2020 – PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM TEATRO – Modalidade C – Produção – Pessoas Jurídicas, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


SERVIÇO
Espetáculo “As mulheres dos cabelos prateados”
Estreia: 13 de novembrosábado, às 19h
Apresentações: de sexta a domingo, às 19h – até 4 de dezembro
Local: Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista, São Paulo/ SP
Ingressos: gratuitos | Acesso livre
Duração: 60 minutos | Recomendação: 12 anos
*EM CASO DE CHUVA, O ESPETÁCULO SERÁ CANCELADO
**Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, as apresentações do espetáculo integrarão o “Festival das Marias”.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Álbum solo “Boogie Naipe” do Mano Brown é indicado ao Grammy Latino

Após anos de muita expectativa, o álbum de estreia...

Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

Se Filhas do Pó fosse uma grande produção hollywoodiana,...

Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que...

Kendrick Lamar coloca soldados para marchar contra o racismo no Grammy 2018

Kendrick Lamar foi um dos grandes destaques da noite...

para lembrar

Duas barreiras que afastam as mulheres da ciência

Elas recebem menos convites para avaliar o trabalho de...

“Sigam as elefantas: mulheres em tempos de pandemia”

Na selva africana, os caminhos para evitar caçadores e...

Dia das mães, 2021

A estrutura que me cerca odeia as mães, assim...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...
-+=