domingo, janeiro 16, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoCineB Solar promove três exibições gratuitas de Doutor Gama em São Paulo

CineB Solar promove três exibições gratuitas de Doutor Gama em São Paulo

Em comemoração ao mês da Consciência Negra o CineB Solar realiza três sessões com o filme Doutor Gama com debate após exibições

CineB Solar, parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região com a Brazucah Produções, começa a retomar as atividades presenciais com a exibição do filme Doutor Gama, de Jeferson De. As sessões acontecem dias 19 de novembro, sexta-feira, às 16h, no salão da Paróquia São Patrício (Rio Pequeno, zona oeste), 22 de novembro, segunda-feira, às 19h, na Escola Irmã Dulce (Jardim Amália, zona sul) e 26 de novembro, sexta-feira, às 19h, na Sociedade Amigos da Vila Rica (Aricanduva, zona leste).

Doutor Gama é um filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos durante sua vida. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos para pagar dívidas de jogo de seu pai, um homem branco. Mesmo escravizado, ele conseguiu se alfabetizar, assim conquistou sua liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.

Luiz Gama é interpretado por Pedro Guilherme, Angelo Fernandes e César Mello em três fases diferentes da vida. O elenco conta também com Zezé Mota, Mariana Nunes, Samira Carvalho, Romeu Evaristo, Teka Romualdo, Sidney Santiago, Erom Cordeiro, Johnny Massaro, Paula Picarelli e Nelson Baskerville, entre outros.

O longa-metragem brasileiro foi um dos filmes selecionados na programação do American Black Film Festival (ABFF), maior evento de cinema negro do mundo. Doutor Gama configurou entre as 10 obras escolhidas para integrar a edição que marcou o aniversário de 25 anos do festival.

Protocolos de segurança:

Após uma pausa de 18 meses devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o projeto CineB Solar retomou gradualmente suas exibições presenciais e coletivas no dia 12 de outubro, em celebração ao Dia das Crianças. O retorno ocorreu no Campo de Futebol do Jardim Icaraí, na Zona Sul de São Paulo.

Visando o bem-estar dos espectadores, as sessões durante esta retomada seguem protocolos de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de máscaras e o distanciamento entre os assentos, além de disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Toda a equipe de produção já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições.

Sobre o CineB Solar

Criado em 2007 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, o CineB passou a se chamar CineB Solar em 2018, quando passou a circular com uma van que gera, através de placas solares, a própria energia consumida no evento. Já atingiu um público superior a 75 mil espectadores, 160 bairros percorridos, em mais de 580 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, se reinventaram e prepararam novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Serviço:

O quê: Exibição Doutor Gama no CineB Solar.

Quando:

Dia 19 de novembro, sexta-feira, às 16h, no salão da Paróquia São Patrício.

Av. Otacílio Tomanick, 1555 – Rio Pequeno, zona oeste.

Convites: Com Valmir no Centro Social Santo Dias.


Dia 22 de novembro, segunda-feira, às 19h, na Escola Irmã Dulce.

Rua Vitoriano Palhares, 10 – Jardim Amália, zona sul.

Convites: Na Secretaria da escola.

Dia 26 de novembro, sexta-feira, às 19h, na Sociedade Amigos da Vila Rica.

Rua João Batista Lima 47 – Vila Rica, zona leste.

Convites: Com Bia Moreno.

Filme exibido:

Doutor Gama – (Jeferson De – Brasil – 2021 – 80 minutos – 14 anos – Drama).

Sinopse: Doutor Gama é um filme biográfico sobre a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Ele utilizou todo seu conhecimento sobre as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos durante sua vida. Nascido de ventre livre, Gama foi vendido como escravo aos 10 anos para pagar dívidas de jogo de seu pai, um homem branco. Mesmo escravizado, ele conseguiu se alfabetizar, assim conquistou sua liberdade, se tornando um dos mais respeitados advogados de sua época.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

RELATED ARTICLES