Astros da NBA protestam: “ser negro é pior do que ser terrorista nos EUA?”

morte de Terence Crutcher, um homem negro que foi alvejado pela polícia em Tulsa (Oklahoma) na última semana, gerou uma nova onda de manifestações nos Estados Unidos que ganhou apoio de astros da NBA como Rajon Rondo, Chris Paul e Dwyane Wade.

da UOL

Diversos jogadores postaram mensagens nas redes sociais pedindo união para que casos como este não voltem a acontecer. O armador Rajon Rondo, do Chicago Bulls, foi um dos que escreveu a mensagem mais contundente. “Eu acho que ser negro é pior do que ser um terrorista”, disse no Instagram, referindo-se à prisão de um suspeito de ter explodido uma bomba em Nova York.

As manifestações pelas redes sociais revivem o apoio recente de diversos esportistas ao movimento “Black Lives Matter” (vidas negras importam, em uma tradução livre), que ganhou notoriedade depois da morte de dois negros em 2014 por policiais.

Recentemente, o quarterback Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers, levou o apoio às arenas esportivas ao se ajoelhar durante o hino americano nos jogos da NFL, a liga de futebol americano do país.

Veja o que escreveram os jogadores nas redes sociais.

Rajon Rondo, do Chicago Bulls

“Diga-me uma coisa, como é que um homem negro desarmado cujo carro está parado e precisa de ajuda leva um tiro e é morto por policiais enquanto o suspeito de colocar bomba em NY e NJ, que realmente disparou contra policiais, está detido e vivo? Eu acho que ser negro é pior do que ser um terrorista. Mesmo com as mãos para cima, nenhuma arma, e precisando de ajuda, ser negro ainda é um crime. Minhas sinceras condolências à família de Terence Crutcher”

Chris Paul, do Los Angeles Clippers

Nosso país é melhor do que isso. #éobastante

Dwyane Wade, do Chicago Bulls

“Nós devemos nos aproximar mais! Devemos mostrar a nossa força como uma comunidade negra! Ou vamos continuar a despertar com histórias de NÓS sendo abatidos como se não nos importássemos. Devemos mostrar que nos importamos mais um com o outro! Todos nós devemos fazer mais!”

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para inaugurar a estátua de Kobe Bryant à frente de seu ginásio. A data tem referências...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=