Ato em Natal marca “Dia Estadual de Combate à Violência Contra as Mulheres”

Uma caminhada realizada na tarde desta quinta-feira (27) marcou o “Dia Estadual de Combate à Violência Contra as Mulheres” em Natal. O ato reuniu mulheres para protestar contra o machismo e o patriarcalismo na sociedade, pedir a legalização do aborto e maiores punições para o crime de estupro – os recentes casos ocorridos na capital potiguar foram bastante lembrados durante a manifestação.

no Tribuna do Norte

Julio Pinheiro

violencia contra mulher natal
O grupo se concentrou no viaduto do Baldo e seguiu em caminhada até a sede da Prefeitura

O grupo se concentrou na avenida Rio Branco, no bairro de Cidade Alta, nas proximidades do viaduto do Baldo, e seguiu em caminhada até o Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal. O trânsito no local foi interrompido por determinado tempo, mas já liberado.

Dentre as reivindicações das mulheres que protestavam, estão mais investimento dos governos municipal, estadual e federal nas políticas de combate à violência contra a mulher; Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM’s) abertas 24 horas e com plantonistas mulheres preparadas, inclusive nos finais de semana; e iluminação imediata dos trechos escuros nos bairros de Natal e no Campus Universitário da UFRN.

Antes da caminhada, as mulheres foram até a DEAM, no bairro da Ribeira, e deixaram uma carta em solidariedade às vítimas dos recentes casos de estupro. A delegada Michelle Alcântara, titular da DEAM Zona Sul, se comprometeu a repassar às garotas.

A Frente Feminista de Natal, que organizou o ato, pretende se reunir com o prefeito Carlos Eduardo e com o governador Robinson Faria em breve.

+ sobre o tema

para lembrar

O cuidado e o feminismo em tempos de pandemia

O papel de tomar conta da família, invisível e...

Saiba como realizar denúncia de violação de direitos humanos

Qualquer tipo de violência contra uma pessoa, desde violência...

Projetos em andamento no Geledés ano 2013

O Geledés Instituto da Mulher Negra completa hoje 25...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=