Atraso na titulação de terras quilombolas em RO mobiliza Padre Ton

 

O atraso na titulação de terras das comunidades quilombolas existentes em cinco municípios de Rondônia levou o deputado federal Padre Ton (PT-RO) a apresentar, ontem (29), requerimento à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da qual é membro titular, solicitando a realização de uma Mesa Redonda na cidade de Costa Marques para debater o problema e propor solução.

“Esse processo de titulação de terras tradicionalmente ocupadas por comunidades quilombolas em nosso estado está muito atrasado. O Incra precisa dar uma resposta definitiva para estas comunidades. Até o momento, apenas duas áreas foram tituladas”, explica Padre Ton, justificando o motivo do requerimento.

Segundo ele, as comunidades têm procurado seu apoio para encaminhar questões de ordem fundiária. “Respeitar e valorizar as comunidades tradicionais tem sido um compromisso histórico de meu partido. Por isso, estou á disposição, e vamos trabalhar para que os processos de titulação tenham andamento”.

Em Rondônia existem nove comunidades quilombolas, das quais sete já foram certificadas pela Fundação Palmares, instituição com autoridade legal para declarar a veracidade das comunidades quilombolas existentes.

As comunidades são Rolim de Moura do Guaporé e Tarumá (Alta Floresta); Forte Príncipe da Beira e Santa Fé (Costa Marques); Pimenteiras do Oeste e Laranjeiras (Pimenteiras do Oeste); Pedras Negras e Santo Antônio (São Francisco do Guaporé) e Jesus (São Miguel do Guaporé).

Para a Mesa Redonda, o deputado está propondo a presença de representantes das seguintes instituições: Fundação Palmares; Incra; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e Governo de Rondônia, além de autoridades locais.

“Queremos reunir o conjunto de agentes públicos encarregados de efetivar o direito das populações quilombolas, para identificar pontos de estrangulamento e construir ações que possam encaminhar para a solução da ausência de demarcação destas áreas”, diz o deputado Padre Ton.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias irá votar o requerimento e definir uma data para o evento em Rondônia.

 

 

 

 

Fonte: Rondo Noticias

+ sobre o tema

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60...

Usain Bolt desembarca na Austrália para treinar com time de futebol

Campeão olímpico e recordista mundial dos 100m e 200m...

A Consciência Humana precisa se conscientizar

O dia 20 de novembro desperta atitudes equivocadas e...

Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da ‘Forbes’

Presidente subiu de posição após dois anos consecutivos no...

para lembrar

Livro de Michelle Obama quebra recorde de vendas em 15 dias

Mais de dois milhões de exemplares das memórias de...

A vida de Joe Ligon, preso aos 15 anos e libertado aos 83

Desde que Joe Ligon saiu da prisão, perguntaram-lhe várias...

Fotografias registram paixão pelo futebol na África

Na África, vários retalhos de pano enrolados em arame...
spot_imgspot_img

Geledés lamenta o falecimento da promotora e militante Dora Lúcia de Lima Bertulio

A advogada e procuradora Dora Lúcia Bertulio, referência na luta contra o racismo e pelas ações afirmativas no Brasil, fez sua passagem para o...
-+=