Ministra Luiza Bairros defende que Executivo mantenha demarcação quilombola

Congresso Nacional analisa proposta que repassa competência das demarcações para o Legislativo

A ministra da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) está articulando uma nova estratégia para barrar o avanço da proposta que transfere ao poder Legislativo a competência para demarcação de terras indígenas e de quilombolas.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215 foi aprovada há poucos dias na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. “A situação não está totalmente perdida. Esperamos agora nos reagrupar em termos de criar uma outra estratégia para atuar dentro da Comissão Especial e impedir que essa perversidade tenha continuidade”, declarou Luiza Bairros, sobre o acompanhamento da tramitação da proposta, que ainda precisa passar por uma Comissão Especial, antes de ser votada no plenário da Câmara.

Em entrevista a ministra também comentou outra ofensiva contra os direitos dos quilombolas, garantidos pela Constituição Federal. Há no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para derrubar o decreto assinado pelo ex-presidente Lula que institui as regras para a demarcação de terras dos quilombolas. “O que estamos assistindo é uma reorganização das forças conservadoras para poder impedir a continuidade desse progresso”, afirmou Bairros, que relembrou que foi no governo Lula que as ações afirmativas avançaram, para que os direitos das minorias, garantidos constitucionalmente, sejam finalmente respeitados e cumpridos.

Fonte: PT

+ sobre o tema

Moa do Katendê, morto em 2018, revolucionou cultura afrobrasileira e virou filme

Moa do Katendê já era uma pessoa bem conhecida...

O espírito da medicina cubana

Num momento em que se debate tanto se vale...

Rede de ensino de português no exterior atinge EUA e Canadá

Fonte: Lusa Agente de Notícias de Portugal Lisboa,...

para lembrar

Descendentes de escravo mostram como era feito o Caminho dos Negros

Daniela Jacinto  Escritura datada de 1874 e guardada na Cúria...

Campeão de golfe sul-africano homenageia Mandela

Cidade do Cabo - O sul-africano Ernie Els, campeão...

Virada da Consciência Negra de SP reúne mais de 300 atrações; veja programação

A partir do próximo sábado (19), São Paulo será...
spot_imgspot_img

Helena Theodoro, primeira doutora negra do brasil, é tema de ocupação no CCBB SP

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) recebe, a partir de 6 de dezembro, a ocupação "Trilogia Matriarcas", uma homenagem à...

Vídeo: Iza viraliza com sua reação ao conhecer Beyoncé

Iza foi um dos destaques na estreia de Mufasa: The Lion King, que aconteceu nesta segunda-feira (9/12) no Dolby Theatre, em Los Angeles. Até mesmo...
-+=